BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, April 19, 2012

Eletrobras firma acordo para barragem em Moçambique

A Eletrobras firmou um acordo para construir em Moçambique uma hidroléctrica de 1.500 megawatts (MW) e duas linhas de transmissão de extensão de cerca de 1.500 quilômetros cada uma, disse o presidente da estatal brasileira, José da Costa Carvalho Neto, nesta quarta-feira.

Segundo Neto, os projectos demandarão investimentos totais de 6 bilhões de dólares.

"Uma das coisas que estão a ser estudadas é um financiamento do BNDES. Vamos verificar as condições deles", disse ele, referindo-se ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

"Há outras empresas interessadas, internacionais, porque é um projecto muito grande. A Eletrobras pode ter até 49 por cento de participação no projecto, mas o mais provável para acontecer é que fique em torno de 30 por cento."

A infra-estrutura apenas está orçada em 2,3 bilhões de dólares e as duas linhas de transmissão em 3,7 bilhões de dólares.

Segundo o executivo, um acordo de confidencialidade já tinha sido firmado entre os dois países ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o projecto vem a caminhando.

Foram firmados acordos de pré-viabilidade e de estudo de viabilidade. "Se tudo passar como esperamos, o projecto vai ser feito, mas ainda falta assinar", disse.

Eles explicou que as empresas envolvidas no projecto, Eletrobras e a Electricidade de Moçambique (EDM), teriam cerca de um ano e meio para avaliar os custos e orçamento, e depois desse período seria assinado um contrato comercial para definir a participação precisa de cada envolvida.

Carvalho Neto acredita que no final do ano que vem o projecto estará pronto para ser executado e a construção levaria de três a quatro anos.

Carvalho Neto informou que recebeu nesta quarta-feira a visita de autoridades do governo de Moçambique e da empresa Electricidade de Moçambique.

Fonte: RM

No comments: