BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, December 10, 2011

Dhlakama abraça Daviz Simango

A RENAMO, o principal partido da oposição em Moçambique, liderado por Afonso Dhlakama, feli­citou ontem, quinta-feira, o Movimento Democrático de Moçambique, de Daviz Simango, pela vitória do seu militante, Manuel de Araújo, na eleição intercalar desta quarta-feira no município de Quelima­ne, a capital da província central da Zambézia.


A conferência de dados/votos, feita logo após à eleição, dá como virtual vencedor Manuel de Araújo, candidato do terceiro maior par­tido da oposição moçambicana, o Movimen­to Democrático de Moçambique (MDM), na eleição para a presidência de Quelimane, cen­tro do país. enquanto isso, nas autarquias de Pemba e Cuamba, a vitória foi para Frelimo, tradicional vencedor em pleitos do género.

Comentando esta quinta-feira em torno da vi­tória do MDM, partido que resultou de uma cisão na RENAMO, na quarta maior cidade do país, o porta-voz, Fernando Mazanga, do principal partido da oposição congratulou-se com o resultado da eleição em Quelima­ne, Zambézia, considerando-a “histórica”.

“É uma vitória histórica, porque, depois da Beira, a FRELIMO perde Quelimane. Isto é uma mensagem de que o povo está cansado de ser governado pelas mesmas pessoas e quer novas soluções”, afirmou Fernando Mazanga, referindo-se ao domínio da vida política nacional pelo partido no poder, desde a independência do país em 1975. Segundo Fernando Mazanga, a vitória do MDM em Quelimane vai galvanizar os eleitores de outros pontos do país a acreditar na mudança nas eleições autárquicas de 2013 e gerais de 2014.

“O que se passou em Quelimane é um rastilho, porque quando queima uma palhota as mais próximas também queimam”, observou o porta-voz da RENAMO, aludindo à possibilidade de mais municípios votarem nos partidos da oposição nos próximos pleitos eleitorais. Apesar da vitória do MDM num município onde a RENAMO tem conseguido bons resultados nas eleições gerais, Fernando Mazanga realçou que o seu partido não está arrependido por ter boicotado as eleições intercalares, porque essa decisão evitou que Quelimane continuasse nas mãos da FRELIMO.“Se a RENAMO tivesse concorrido, a FRELIMO teria apurado o faro de fraude, porque a FRELIMO encara-nos como inimigos e não como adversários políticos. As tropas governamentais comandadas pela FRELIMO e a ex-guerrilha da RENAMO travaram um sangrento conflito armado durante 16 anos, que terminou com a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992. (Viviana Castelo)

Fonte: PUBLICO – 09.12.2011

No comments: