BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, November 8, 2011

Porto de Nacala: Reabilitação de emergência orçada em 270 milhões USD

A REABILITAÇÃO de emergência do Porto de Nacala vai custar investimentos na ordem dos 270 milhões de dólares norte-americanos, segundo projecções resultantes de uma avaliação recentemente feita pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). A intenção do Governo é que as intervenções no porto iniciem já em 2012.

Maputo, Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011:: Notícias
O estudo, concluído em Abril último, ao fim de cerca de um ano de levantamentos, foi realizado sob os auspícios do Ministério dos Transportes e Comunicações, na perspectiva de aferir as necessidades de investimento para colocar o Porto de Nacala ao nível dos desafios que se anunciam no contexto regional e internacional.

O director do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), Danilo Nalá, explica a-propósito que as autoridades japonesas já manifestaram interesse de continuar com o processo iniciado com o estudo, o que equivale a dizer que há interesse daquela agência de se envolver nos processos subsequentes, nomeadamente na mobilização dos fundos necessários à prossecução do projecto.

“O que deverá acontecer nos próximos tempos, é que os governos dos dois países vão sentar à mesa, não para discutir empréstimos, mas sim para analisar os procedimentos que deverão ser adoptados para pôr o projecto em marcha. Ao que tudo indica esse encontro deverá acontecer ainda antes do final deste ano”, explica Nalá.

Em termos de reparações, sabe-se que o Porto de Nacala está a precisar de intervenções para reverter o mau estado em que se apresentam algumas das suas instalações, a exemplo do terminal de contentores. O Porto de Nacala é um dos que detêm as melhores condições naturais a nível da costa oriental de África, mas a sua utilização tem sido muito fraca, situação que poderá mudar com a projectada construção de um novo terminal de carvão no quadro dos projectos da Vale.

A JICA tem igualmente envolvimento no projecto de desenvolvimento do Corredor de Nacala, nomeadamente na estrada que faz parte daquele eixo, além de ter também interesses no projecto PROSAVANA, que está a ser desenvolvido também ao longo do Corredor de Nacala.

Fonte: Notícias

No comments: