Até Janeiro próximo
A empresa construtora brasileira ODEBRECH vai transferir a sua sede regional da África do Sul para a cidade portuária de Nacala, segundo confirmou a este jornal José Roberto Pereira, gerente comercial da companhia.
A actual sede funciona na África do Sul e tem o estatuto regional por abranger alguns países da África Austral, onde a construtora brasileira tem interesses empresariais.
Roberto Pereira explicou que a transferência da sede da terra do rande para Nacala deverá ocorrer em Janeiro próximo, altura em que será concluída a que está, neste momento, em construção.
Nessa altura, serão, igualmente, transferidos os trabalhadores que, presentemente, estão a assegurar o funcionamento dos escritórios da ODEBRECH na África do Sul.
Questionado sobre as razões que levam a empresa a transferir o seu “estado maior” regional para Nacala, Pereira explicou que o que pesou foi a constatação da enorme potencialidade que a região oferece em termos de desenvolvimento.
Esta região, em particular, e Moçambique, em geral, tem grandes potencialidades para o seu desenvolvimento e nós queremos fazer parte desse crescimento, disse Roberto Pereira, acrescentando que os laços culturais entre Moçambique e Brasil concorreram para a nossa empresa estabelecer-se em Nacala.
A ODEBRECH é a empresa que ganhou o concurso para a construção do Aeroporto Internacional de Nacala, cujas obras já iniciaram e que serão concluídas em Março de 2013, segundo garantiu a fonte.
O aeroporto está a ser erguida na área adjacente à Base Aérea de Nacala e algumas infra-estruturas a serem usadas pelo futuro aeroporto, como a pista, serão daquele empreendimento militar.
O mesmo está orçado em pouco mais de 50 milhões de dólares norte-americanos e terá uma estrutura simples mas moderna, podendo receber aeronaves de qualquer porte.
Neste momento, estão a trabalhar nas obras cerca de 300 trabalhadores, podendo atingir, no seu momento de pico, 750 moçambicanos e 75 brasileiros.
(Colaboração de Vasco da Gama)
Fonte: WAMPHULA FAX – 15.11.2011
No comments:
Post a Comment