BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, October 29, 2011

Arrancam obras de Nampula/Cuamba

AS obras de asfaltagem da estrada Nampula/Cuamba, integrada no Corredor de Nacala, arrancaram oficialmente ontem através de um acto que juntou na mesma sala o Governo, financiadores e empreiteiros para o debate de questões de operacionalização.

Maputo, Sábado, 29 de Outubro de 2011:: Notícias
Trata-se da Fase 1 das obras do chamado Corredor de Desenvolvimento de Nacala, uma vez que posteriormente pretende-se alcatroar a estrada até Mandimba e daqui para o Malawi.

Trata-se de um projecto avaliado em 267 milhões de dólares norte-americanos financiados pelo Estado moçambicano, pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo EXI Bank da Coreia.

O troço totaliza 348 quilómetros que deverão ser asfaltados de raiz numa empreitada de dois anos. Tendo em vista melhor operacionalizar a construção, a estrada foi dividida em três lotes, nomeadamente de Nampula a Ribáuè numa extensão de 131 quilómetros com um custo estimado de 73 milhões de dólares, Ribáuè/Malema (104km), avaliada em 67 milhões e Malema/Cuamba com 114km. Este último troço custa 74 milhões de dólares.

Na estrada, os empreiteiros vão reconstruir seis pontes, reabilitar outras 17 e substituir 17 por aquedutos. Os contratos de trabalho já foram assinados para os três lotes e os empreiteiros estão na fase de mobilização de equipamento. Um dos grandes desafios encarados tem a ver com o reassentamento da população facto que em alguma medida atrasou a execução dos projectos.

Falando por ocasião do lançamento técnico da obra, o Vice-Ministro das Obras Públicas e Habitação, Francisco Pereira, disse que a empreitada faz parte da estratégia da SADC de facilitar o acesso ao “hinterland”.

Segundo Pereira, é imperioso que a implementação do projecto não registe constrangimentos de maior para que terminem no tempo cronometrado e nos custos estimados e disponibilizados, contrariamente ao que acontece com Lichinga/Montepuez que não está a avançar conforme as previsões devido a atrasos nos desembolsos.

“Juntar três parceiros com moedas, procedimentos de “procurement” e de desembolsos diferentes não é fácil”, disse.

O encontro que marcou o lançamento técnico do projecto tinha em vista, essencialmente, articular as normas, procedimentos e mecanismos de comunicação entre os diversos intervenientes que vão estar envolvidos na empreitada.

Além de fazer parte do Corredor de Nacala, o eixo Nampula/Cuamba tem a particularidade de estar inscrito no conjunto de projectos no âmbito do Protocolo de Transportes, Comunicações e Meteorologia da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), ao abrigo do qual os Estados-membros da organização pretendem assegurar uma integração total de infra-estruturas a nível da região, com particular enfoque para as estradas, portos e caminhos-de-ferro.

De igual modo, a estrada Nampula/Cuamba é considerada eixo principal para o desenvolvimento integrado da região norte do país, enquanto via preferencial para o escoamento da produção agrícola não só das áreas atravessadas pela via, mas também de algumas zonas do interior das províncias de Nampula e Niassa.

Fonte: notícias

No comments: