BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, September 6, 2011

Passageiros e carga: Vai ser retomado transporte costeiro



DOIS navios mistos, de passageiros e carga, com capacidade até 720 toneladas cada, recentemente adquiridos pelo Governo, já se encontram em Maputo para retomar o serviço de cabotagem ao longo da costa, ainda este ano, estabelecendo ligações entre os portos de Maputo, Beira, Quelimane, Nacala, Pemba e Mocímboa da Praia. A juntar-se a estas duas embarcações, uma outra terceira, de menor dimensão, vai estar baseada em Quelimane para comunicar com o distrito de Chinde, na Zambézia.Maputo, Terça-Feira, 6 de Setembro de 2011:: Notícias
De acordo com o Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, as embarcações já estão na fase de inspecção, enquanto se aguarda pela conclusão de formação dos respectivos tripulantes para a plena operação.

Falando recentemente sobre o assunto na Beira, o governante acrescentou que o processo deverá arrancar em parceria com uma empresa de navegação de maior calibre para permitir uma perfeita ancoragem das mesmas embarcações. As negociações em curso envolvem a operadora denominada GRENOLTH, especializada na cabotagem regional.

O primeiro navio misto de maior calado tem um peso correspondente a 30 contentores carregados com 24 toneladas cada e está igualmente dotado para carregar 36 contentores com 20 toneladas cada, o equivalente a três fiadas de contentores.

O ministro caracterizou tal facto como um grande desafio para a Marinha Mercante e que impõe a necessidade de revitalizar a cabotagem, sendo um sinal claro de que só com a maior utilização do transporte marítimo podemos reduzir os custos de transporte e dinamizar o escoamento de produtos agrícolas, contribuindo deste modo para a redução da pobreza no país.

Conforme apurámos, a entrada do Estado neste processo deve-se fundamentalmente à privatização das empresas estatais para o sector privado, cujo impacto trouxe algumas convulsões, em que foi mesmo sacrificada a antiga NAVIQUE, a única empresa de cabotagem do Estado no país. Além disso, a cabotagem exige avultados investimentos e o sector privado ainda é muito incipiente em termos de capacidade financeira.

Por conseguinte, o Estado tomou a iniciativa e encoraja o sector privado, adquirindo tais primeiros navios. No entanto, o transporte de carga entre os portos nacionais atingiu, em 1983, o valor máximo de 346 mil toneladas/ano, tendo decaído para o nível actual de 220 mil toneladas.

A Estratégia para o Desenvolvimento Integrado dos Transportes, aprovada pelo Governo, através da Resolução número 37/2009, de 30 de Junho, preconiza que a rede de transportes do país deve ser tal que explore as vantagens de cada modo de transporte, por forma a alargar as opções dos consumidores para o transporte mais barato e seguro, num sistema que seja integrado e com complementaridade


Fonte: Jornal notícias- Mz

No comments: