BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, September 19, 2011

JOGOS AFRICANOS - Adeus Maputo até Brazzaville


Passagem de testemunho do Maputo para Brazzaville (A. Marrengula)

ENTRE nostálgicas lágrimas de um imperativo adeus, abraços e a promessa de um próximo encontro dentro de quatro anos para renovar a amizade e quiçá para ajuste de contas, caiu o pano, ontem à noite, no Estádio Nacional, sobre os Jogos Africanos, com Maputo a passar o testemunho a Brazzaville, hospedeiro do evento em 2015.Maputo, Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2011:: Notícias
Depois de duas semanas de uma competição multidesportiva extraordinariamente animada e que vibrou e coloriu a capital moçambicana, os X Jogos Africanos Maputo-2011, com uma organização unanimemente considerada excelente e exemplar, considerando, sobretudo, o facto de a sua preparação ter sido em apenas dois anos, encerraram com uma cerimónia simples, mas com muito significado: era o fim de uma epopeia gravada em letras douradas e o seu adeus expresso nos rostos melancólicos dos atletas, que assim se despediam de um convívio desportivo memorável.

Com a presença do Presidente da República, Armando Guebuza, e de outros altos dignitários do Governo e do Estado moçambicanos, assim como das entidades desportivas continentais, o desfile dos atletas, desta vez sem se obedecer à rigidez de entrada por cada país, marcou o início da cerimónia, num desfile que também contemplou os jovens voluntários, cuja missão foi reconhecida como tendo sido externamente importante para o sucesso do evento.

Mas o momento mais solene e provavelmente o mais comovente viveu-se quando do mastro desceu a bandeira do Conselho Superior do Desporto de África (SCSA), que simboliza a Olimpíada continental, e o Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, procedeu à sua entrega ao Ministro do Desporto e Educação Física do Congo, marcando assim a passagem do testemunho do Maputo, organizador dos X Jogos Africanos, para Brazzaville, que acolherá a XI edição em 2015.

À semelhança da abertura, coube ao Presidente da República declarar oficialmente encerrados os X Jogos Africanos Maputo-2011. Mas antes Armando Guebuza disse que quando o convívio é tão intenso como este as amizades tenras e renovadas reclamam por mais tempo para se consolidarem, as emoções ainda vão no seu rubro e os participantes ainda querem se conhecer mais e melhor, a despedida convoca lágrimas de emoção e antecipa saudades e redobrada vontade de se voltarem a encontrar.

O Chefe do Estado fez questão de agradecer a todos pela presença, pela amizade e, sobretudo, pela confiança que depositaram na capacidade dos moçambicanos organizarem esta Olimpíada africana em menos de dois anos. Guebuza referia-se, particularmente, aos dirigentes do SCSA, de outros organismos desportivos africanos, assim como aos técnicos e juízes, nacionais, de África e de outros quadrantes do mundo, para além dos atletas por terem participado nestes Jogos.

Com uma animada componente cultural, traçando uma parte da História do nosso país, a festa de ontem à noite no Estádio Nacional do Zimpeto encerrou em apoteose, com fogo-de-artifício.

Refira-se que a África do Sul foi a vencedora absoluta destes Jogos Africanos, ao conquistar um total de 156 medalhas, sendo 61 de ouro, 55 de prata e 44 de bronze. Em segundo lugar ficou o Egipto, com 66, e em terceiro a Nigéria, totalizando 98. Moçambique classificou-se na 24ª posição com 12 medalhas, divididas em nenhuma de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

Fonte: Noticias

No comments: