Monday, September 19, 2011
JOGOS AFRICANOS - Adeus Maputo até Brazzaville
Passagem de testemunho do Maputo para Brazzaville (A. Marrengula)
ENTRE nostálgicas lágrimas de um imperativo adeus, abraços e a promessa de um próximo encontro dentro de quatro anos para renovar a amizade e quiçá para ajuste de contas, caiu o pano, ontem à noite, no Estádio Nacional, sobre os Jogos Africanos, com Maputo a passar o testemunho a Brazzaville, hospedeiro do evento em 2015.Maputo, Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2011:: Notícias
Depois de duas semanas de uma competição multidesportiva extraordinariamente animada e que vibrou e coloriu a capital moçambicana, os X Jogos Africanos Maputo-2011, com uma organização unanimemente considerada excelente e exemplar, considerando, sobretudo, o facto de a sua preparação ter sido em apenas dois anos, encerraram com uma cerimónia simples, mas com muito significado: era o fim de uma epopeia gravada em letras douradas e o seu adeus expresso nos rostos melancólicos dos atletas, que assim se despediam de um convívio desportivo memorável.
Com a presença do Presidente da República, Armando Guebuza, e de outros altos dignitários do Governo e do Estado moçambicanos, assim como das entidades desportivas continentais, o desfile dos atletas, desta vez sem se obedecer à rigidez de entrada por cada país, marcou o início da cerimónia, num desfile que também contemplou os jovens voluntários, cuja missão foi reconhecida como tendo sido externamente importante para o sucesso do evento.
Mas o momento mais solene e provavelmente o mais comovente viveu-se quando do mastro desceu a bandeira do Conselho Superior do Desporto de África (SCSA), que simboliza a Olimpíada continental, e o Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, procedeu à sua entrega ao Ministro do Desporto e Educação Física do Congo, marcando assim a passagem do testemunho do Maputo, organizador dos X Jogos Africanos, para Brazzaville, que acolherá a XI edição em 2015.
À semelhança da abertura, coube ao Presidente da República declarar oficialmente encerrados os X Jogos Africanos Maputo-2011. Mas antes Armando Guebuza disse que quando o convívio é tão intenso como este as amizades tenras e renovadas reclamam por mais tempo para se consolidarem, as emoções ainda vão no seu rubro e os participantes ainda querem se conhecer mais e melhor, a despedida convoca lágrimas de emoção e antecipa saudades e redobrada vontade de se voltarem a encontrar.
O Chefe do Estado fez questão de agradecer a todos pela presença, pela amizade e, sobretudo, pela confiança que depositaram na capacidade dos moçambicanos organizarem esta Olimpíada africana em menos de dois anos. Guebuza referia-se, particularmente, aos dirigentes do SCSA, de outros organismos desportivos africanos, assim como aos técnicos e juízes, nacionais, de África e de outros quadrantes do mundo, para além dos atletas por terem participado nestes Jogos.
Com uma animada componente cultural, traçando uma parte da História do nosso país, a festa de ontem à noite no Estádio Nacional do Zimpeto encerrou em apoteose, com fogo-de-artifício.
Refira-se que a África do Sul foi a vencedora absoluta destes Jogos Africanos, ao conquistar um total de 156 medalhas, sendo 61 de ouro, 55 de prata e 44 de bronze. Em segundo lugar ficou o Egipto, com 66, e em terceiro a Nigéria, totalizando 98. Moçambique classificou-se na 24ª posição com 12 medalhas, divididas em nenhuma de ouro, quatro de prata e oito de bronze.
Fonte: Noticias
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment