BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, September 16, 2011

Chefe da IURD indiciado por “formação de quadrilha e lavagem de dinheiro”


Bispo Edir Macedo (Foto: Globo, Brasil)

Pretória (Canalmoz) - O bispo brasileiro Edir Macedo, líder da designada Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), foi indiciado pelo Ministério Público Federal (MPF) do Brasil – onde está a sede mundial da IURD – por “formação de quadrilha e lavagem de dinheiro”, segundo informa a própria instituição.

O MPF, equivalente à Procuradoria Geral da República em Moçambique, informou, em comunicado, que o Bispo Edir Macedo é acusado, tal como outros três dirigentes da IURD, por diferentes crimes de corrupção executados contra os fiéis e o Fisco brasileiro entre 1999 e 2005.
Os outros três dirigentes são o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e a directora financeira Alba Maria Silva da Costa, refere ainda a Lusa num despacho do Brasil.

A ilegalidade começa na maneira como o dinheiro era obtido que, no entender do MPF, configura estelionato contra os fiéis, “devido às falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e económico só seriam alcançados pelos que se sacrificassem economicamente pela Igreja”, acrescenta a agência noticiosa portuguesa.

Os quatro cidadãos brasileiros também são acusados de falsidade ideológica por terem utilizado o nome de outras empresas em contratos sociais do grupo da Igreja Universal, com a intenção de ocultar os bens adquiridos com dinheiro da instituição.

Escreve ainda a LUSA que o grupo terá de responder ainda por lavagem de dinheiro, remetido ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos entre 1999 e 2005 através de uma agência cambial de São Paulo.

Ainda de acordo com o texto do Ministério Público, as denúncias demonstram que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) declarava ao Fisco apenas parte das receitas arrecadadas junto dos seus fiéis. Apenas entre 2003 e 2006, a IURD declarou ter recebido cinco mil milhões de reais (cerca de 2,15 mil milhões de euros) em doações.

Embora remetam para eventos passados, apenas há pouco o MPF conseguiu descobrir a maneira de envio do dinheiro para o estrangeiro entre 1993 e 2005.


Fonte: (Redacção / LUSA)

No comments: