BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, September 10, 2011

Caso” da madeira de Nacala: Demissões nas Alfândegas




O PRESIDENTE da Autoridade Tributária (AT), Rosário Fernandes, através de um Despacho de 9 de Setembro, demitiu ontem, na cidade de Nampula, toda a Direcção Regional Norte das Alfândegas em Nacala-Porto. Trata-se de Ildefonso D. Manuel, Salomão Catine, Albertina Ussene e Anselmo Fumo, sendo respectivamente directores das Alfândegas Provincial e Distrital de Nacala, chefe das Operações e da Investigação.

Maputo, Sábado, 10 de Setembro de 2011:: Notícias
Segundo apurámos, os funcionários em causa não têm envolvimento directo ou indirecto no caso, sendo, porém, chamados à responsabilidade pelo facto de ser a eles a quem cabia a última palavra em toda a operação de exportação e importação de mercadoria diversa a partir do Porto de Nacala, via através da qual em Julho findo se tentou exportar, de forma fraudulenta, 561 contentores com mais de 7.9 mil metros cúbicos de madeira diversa.

Um comunicado de Imprensa da AT recebido na nossa Delegação de Nampula indica que os operadores haviam declarado pouco mais de cinco mil metros de madeira com um valor FOB de 10.394.041,82 meticais, contra o valor real apurado que é de 43.857.222,00 meticais.

Em substituição dos funcionários agora demitidos, e na mesma sequência de cargos, o Presidente da AT indicou Salomão Catine, Bartolomeu Bachir, Anselmo Fumo e Sidónio Jacob.

Embora não tenha confirmado o facto de os demitidos terem sido indicados como autores materiais da tentativa de descaminho aduaneiro dos 561 contentores de madeira para a China, Rosário Fernandes admitiu, contudo, que o seu afastamento dos cargos insere-se num conjunto de medidas internas no âmbito deste caso. Paralelamente, foram nomeados outros funcionários para diversos cargos junto das Alfandegas ao nível das regiões norte e sul do país.

De acordo com um comunicado de Imprensa apresentado ontem à volta do “dossier” madeira de Nacala, as empresas Casa Bonita Internacional, Senhyu, Lda., Yizou, Chanate, Verdura, Lda., Mozambique Trading, Tong Fa, Lda., e Zhen Long Internacional haviam prestado falsas declarações sobre a real quantidade e qualidade de madeira a exportar

Fonte: Moçambique para Todos

No comments: