BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, August 1, 2011

Onda de criminalidade semeia terror na cidade de Nampula

No último fim-de-semana, um cidadão foi barbaramente assassinado na rua dos Continuadores, próximo ao supermercado Shoprite


Nampula (Canalmoz) - Os munícipes da cidade de Nampula, a norte do país, sentem-se aterrorizados com a onda de criminalidade que nos últimos tempos tem estado a assolar a também conhecida como “capital do norte”. Os assaltos na via pública são constantes e a resposta policial parece ser insignificante perante a actuação de criminosos.

Não só os munícipes da chamada capital do norte andam aterrorizados, assim como os que para lá se deslocam. Sobretudo turistas que se deslocam às praias do Norte têm sido assaltados na terceira maior cidade do país.

Na manhã deste domingo, o Canalmoz saiu à rua e conversou com alguns munícipes.

Os munícipes mostraram-se indignados e aterrorizados com a onda de criminalidade.

“Esta situação mostra claramente que a Polícia não funciona” ou “trabalha em conivência com os ladrões”, porque “a Polícia nunca encontra os criminosos e quando são chamados para um lugar onde se deu algum assalto nunca tem meios para lá se deslocar”, ou seja, “em Nampula o socorro nunca chega a tempo”.

Geraldo Magalhães, reside na cidade de Nampula mais concretamente no bairro de Muahivire Expansão. Quando abordado pela nossa reportagem, não se fez rogado e avança: “Lá onde vivo quando se chega depois das 17 horas é muito arriscado, porque para se chegar a casa em segurança é preciso ter sorte. Os marginais não nos dão sossego”.

Este nosso entrevistado avançou igualmente que “a Polícia sabe disso, mas nada faz. Nós já fizemos muitas denúncias e nada muda. A cada dia que passa uma pessoa é assaltada, esfaqueada e até morta”.

Uma outra fonte que se abriu ao Canalmoz, a senhora Eva Belarmino, residente algures no bairro de Namicopo, arredores da cidade de Nampula, avançou que “esta situação é terrível”. “Não se sabe porque está a acontecer isso e a Polícia nada faz”, comenta.

Por todos os cantos que percorremos para colher o sentimento dos citadinos de Nampula face à situação, há um desapontamento comum. Todos se queixam da “inoperância da Polícia”, o que deixa a crer que “a rede dos malfeitores funciona sob protecção de alguns agentes da PRM”.


Assalto a turistas


No último sábado, um casal de jovens – cujas identidades omitimos – pela primeira vez veio a Nampula. Foi hostilmente recebido. O casal foi assaltado mesmo em frente ao restaurante Brasília, bem próximo do supermercado Shoprite. E na sequência do assalto, o casal perdeu quase tudo que trazia.

Os jovens ficaram desesperados. Para África vieram valorar o continente, mas foram mal recebidos. O caso foi participado à PRM, mas esta manteve-se calma e serena, mostrando claramente a sua inoperância. A PRM refugiou-se no argumento de que havia homens a patrulhar a cidade. Realçou, sem esperança plausível, que caso fossem recuperados as coisas dos jovens, estes seriam contactados.


Assassinato em plena via pública


Mas no último final de semana não foi só este o caso na cidade de Nampula. Para além dos vários assaltos que se foram sucedendo, um jovem, cuja identidade não nos foi revelada, foi barbaramente assassinado com recurso a uma arma de fogo.

Curiosamente, o caso deu-se na rua dos Continuadores, mesmo nas mediações do supermercado Shoprite. O jovem, aparentemente asiático, não teve oportunidade para se defender.

Ao que apurámos, o caso sucedeu após um corte de iluminação pública.

A Polícia ainda não se pronunciou sobre o caso, mas segundo informações que circulam na cidade de Nampula, presume-se que seja um acerto de contas e que a morte do jovem seria uma encomenda.

Fonte: CanalMoz(Aunício da Silva)

No comments: