BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, August 24, 2011

Nacala: Mina de fosfato equiparada a Moatize


A MINA de fosfato em Nacala, província de Nampula, pretendida pela brasileira Vale, pode ter uma dimensão semelhante à mina de carvão que a mesma empresa está a explorar em Moatize, na província de Tete.

Maputo, Quarta-Feira, 24 de Agosto de 2011:: Notícias

Fonte da Vale é citada pela agência Macahub como tendo dito recentemente em Brasília que a empresa está a estudar a possibilidade de investir em Moçambique na referida mina e que a concessão está a ser discutida entre a empresa brasileira e a Direcção Nacional de Minas de Moçambique.
A Vale pretende explorar a mina de fosfato que seria utilizado em fertilizantes.

O grupo mineiro Vale deverá apresentar ao Governo moçambicano, no próximo ano, o estudo de viabilidade para a exploração da referida mina.

Recentemente, o director nacional de Minas de Moçambique, Eduardo Alexandre, disse que se trata de um projecto “bastante interessante”, acrescentando que o produto final da mina de fosfato será a produção de adubos.

O fosfato é um dos três nutrientes primários das plantas e é um componente dos adubos para a agricultura. É extraído de depósitos de rocha sedimentar e tratado quimicamente para aumentar a sua concentração e torná-lo mais solúvel, o que facilita a sua absorção pelas plantas.

O grupo brasileiro Vale anunciou também que pretende investir 3 milhões de dólares na construção de uma fábrica de adubos em Nacala-à-Velha.

A agência Macauhub adiantou que o expediente para a viabilização do projecto está numa fase adiantada e que a consulta comunitária para a cedência de uma área de 700 hectares a serem ocupados pelo projecto está agendada para a próxima semana, tudo levando a crer que o espaço será em breve entregue à Vale.

A fonte referiu também que o projecto foi já apreciado pelo governo provincial de Nampula, tendo o porta-voz Páscoa Azevedo informado que “se auguram melhores dias para os distritos de Nacala-à-Velha e Monapo”, sendo neste último que se encontra o jazigo de fosfato.

O capital social da mineira Vale é controlado pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), com 49 porcento, Banco Bradesco (21,21 porcento), a “trading” japonesa Mitsui (18,24 porcento) e Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social Participações (BNDESpar) com 11,51 porcento.

Fonte: Moç./Todos

No comments: