BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, August 29, 2011

Governo recruta empresários chineses para investir em Nacala

Maputo (Canalmoz) - O governo moçambicano, através do Centro de Promoção de Investimentos (CPI), está a desencadear uma campanha de mobilização de empresários chineses para investirem na Zona Económica Especial em desenvolvimento em Nacala, na província de Nampula, no norte do País.

Para o efeito, de acordo com o director do CPI, Lourenço Sambo, vai ter lugar no próximo mês, em Maputo, uma conferência económica que contará com a presença de empresários chineses. Nessa conferência, a fonte que estamos a citar diz que o governo moçambicano vai apresentar as oportunidades de negócio e de investimentos existentes na Zona Especial Económica de Nacala.

Lourenço Sambo adianta que neste momento, os principais bancos chineses estão a considerar a viabilidade de vários projectos de investimento em Moçambique, destacando-se a construção do Aeroporto Internacional de Nacala “com que o governo pretende tornar a zona mais atractiva”.

Moçambique poderá tornar-se o segundo destino de investimentos chineses em África diz Sambo. Cita como “prova do interesse chinês” o facto do governo de Beijing, aquando da visita do presidente da República, Armando Guebuza, no início de Agosto corrente, ter concedido “um crédito de 15 milhões de dólares norte-americanos em forma de donativo e crédito sem juros para além de ter isentado de direitos aduaneiros cerca de 130 produtos importados de Moçambique” para aquele gigante asiático.

O director do CPI endeusa a China e menciona que grandes projectos são graças ao investimento do governo chinês. Cita, entretanto, o exemplo da ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Maputo.

Fonte: Canalmoz: (Raimundo Moiane)






No comments: