BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, July 6, 2011

MOZAMBIQUISTÃO

GENESMACUA por: Sebastião Cardoso

As consequências do Pacto já se fazem sentir...

Um jornal nacional referiu que vários grupos islâmicos, na província de Nampula, ameaçam desencadear uma revolta popular para liberalizar o uso da burka nas escolas públicas.

A burka, segundo eles, é um símbolo religioso que tem como objectivo evitar tentações de assédio sexual às mulheres quando mostram as suas partes sensíveis do corpo. Ou seja, estes grupos, quando vêm uma mulher com a "parte sensível, neste caso a cara, ficam sexualmente excitados?!... A cara dos homens não vale?! Mulher não se sente tentada a assediar quando olha para as partes sensíveis do homem? Estão a fazer batota ou é pura segregação sexual?

Dizem, eles, os grupos, que "o governo está a contribuir para a exclusão social dos praticantes do Islão, relegando-os para cidadãos de terceira categoria".

Quais são os cidadãos de primeira? E os da segunda?!... Ao serem relegados para a terceira, caem da primeira ou da segunda?

E os que estavam na terceira, sobem ou descem de categoria?! Em quantas categorias se dividem os cidadãos moçambicanos? Qual é a categoria que eles almejam adquirir? Já estou a imaginar, estes grupos, quando, em breve, alcançarem o topo, a cantarem os Queen: "We are the champions, my friend, we are the champions of the world".

O uso da burka não é requerido, nem pelo Corão, nem por Muhammad.

A única coisa que o Corão e Muhammad pedem aos homens e mulheres é "para se vestirem e comportarem com modéstia em público".

A origem da Burka tem a ver com as tribos pagãs da Arábia Saudita. Foi, pela primeira vez, referenciada pelo imperador romano Tertuliano no século II, como o "Véu das Virgens". A Burka tem origens pagãs.

Uma fatwa (lei religiosa) escrita por um Ulema (padre) árabe chamado Muhammad Munajid, determinou que "a cara da mulher é Awrah, por isso deve ser coberta". Awrah significa parte íntima do corpo.

As partes íntimas do corpo, nas escolas públicas de Moçambique, eram, até pouco tempo atrás, a vagina, o rabo, os seios, o pénis e os testículos. Nas escolas públicas do Mozambiquistão, acrescenta-se, a estas partes íntimas, a cara das mulheres.

E, assim, lá vamos dançando e rindo, enquanto os minaretes, símbolos do poder, equipados com aparelhagens de alta potência, vão fazendo campanhas diárias, deste sistema político e religioso.

Armando Guebuza não luta contra a pobreza intelectual?

Fonte: WAMPHULA FAX – 05.07.2011

No comments: