BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, May 7, 2011

Brasil financia materialização de um sonho colectivo




Aeroporto Internacional de Nacala

O cenário não podia ter sido melhor para um evento histórico. É que, dois anos após o início das negociações com o Brasil, visando a construção do Aeroporto Internacional de Nacala, a cidade do Rio do Janeiro - a cidade maravilhosa - no Brasil, acolheu a assinatura do acordo de financiamento da infra-estrutura, materializando, desta feita, um dos grandes projectos preconizados pelo Governo no presente mandato.
Este acto revestiu-se de grande importância na medida em que se trata do primeiro financiamento que entidades financeiras brasileiras concedem ao nosso país e, no caso vertente, a empresa Aeroportos de Moçambique foi a mais beneficiada.

São 80 milhões de dólares norte-americanos que serão desembolsados pelo banco estatal brasileiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social.

O acordo foi rubricado pelo ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang - em representação do governo moçambicano - e por Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil.

Este acto foi testemunhado pelo ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula; Presidente do Conselho de Administração da empresa Aeroportos de Moçambique, Manuel Veterano; embaixador de Moçambique no Brasil, Murade Murargy; embaixador do Brasil em Moçambique, António José de Souza, bem como pelo director Superitendente da Construtora Norberto Odebrecht, Luis Manuel.

As obras de transformação da base aérea de Nacala em aeroporto internacional, adjudicadas à empresa brasileira Odebrecht, estão já em curso. A obra ficará pronta dentro de 24 meses ou seja, até Janeiro de 2013 a obra será uma realidade.

As obras consistem na construção de terminais de passageiros e de carga e torre de controlo e proceder à repavimentação da pista de aterragem, que ficará com 3 400 metros de comprimento e capaz de receber aeronaves dos tipos Boeing 757 e 767.

Uma vez concluídas as obras, o aeroporto de Nacala vai poder receber aviões de grande porte e espera-se que venha a movimentar entre 500 mil a 600 mil passageiros por ano.

O custo global da obra

Os 80 milhões USD vêm juntar-se aos restantes 40 milhões USD, totalizando 120 milhões necessários para a materialização deste projecto. A transformação da base aérea em aeroporto civil representa um contributo na oferta de novas oportunidades para a economia moçambicana e para o desenvolvimento do corredor de Nacala que neste momento já tem um sistema ferroviário e marítimo, no caso em apreço, um porto de águas profundas
Fonte: O país

No comments: