BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, April 18, 2011

União Europeia pode banir companhias aéreas moçambicanas



Segunda, 18 Abril 2011 00:00 Redacção .

União Europeia pode banir companhias aéreas moçambicanas LAM e Nextur podem ser colocadas na lista negra do continente velho
Amanhã, os ministros dos transportes da União Europeia encontram-se em Bruxelas para tomarem a decisão que será comunicada a Moçambique na quarta-feira. Três cenários colocam-se: primeiro, entrada de Moçambique na lista negra; segundo, banimento das companhias nacionais; e, terceiro, renovação da confiança. Os ministros dos transportes da União Europeia terão, amanhã, em Bruxelas, um encontro que poderá decidir o banimento das companhias moçambicanas no espaço aéreo europeu, concretamente os voos Maputo-Lisboa, iniciados no primeiro dia deste mês. Esta decisão, que será comunicada no dia 20, deve-se à falta de cumprimento de requisitos de segurança.
No dia 6 deste mês, Moçambique foi chamado a Bruxelas para se explicar. A delegação foi chefiada pela vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Ribeiro, e integrava o director-geral do Instituto da Aviação Civil, Alberto Mabjaia, que confirmou a ida a Bruxelas, aguardando-se neste momento a comunicação na quarta-feira.
Esperam-se três cenários desse encontro de Bruxelas. O primeiro pode implicar a colocação de Moçambique na lista negra; o segundo pode consistir no banimento das companhias moçambicanas; e o terceiro pode passar por uma renovação de confiança.
Em contacto telefónico com o jornal “O País”, o ministro dos Transportes e Comunicação, Paulo Zucula, disse que este problema tem que ver com a união Europeia e não com a Organização internacional de Aviação Civil (ICAO), esta que, segundo Zucula, tem feito vistoria regular às companhias moçambicanas. Uma foi feita em 2009 e outra em 2010, tendo, esta última, detectado irregularidades e dado prazo, até Setembro de 2011, para a sua regularização.
Quando no dia 6 deste mês o governo moçambicano foi notificado pela União Europeia, através do Instituto de Aviação Civil, foi questionado sobre o relatório da ICAO, e, estranhamente, como diz o Ministro dos Transportes, falou-se da LAM e Nextur, e não sobre as outras que operam no país. Esta notificação surge pouco depois de Moçambique e União Europeia terem chegado a um acordo para a utilização dos espaços aéreos europeu e moçambicano.
Nesta batalha, refira-se, Moçambique conta com o apoio de Portugal, país que representou a União Europeia nas negociações para a utilização daquele espaço. No entanto, basta que um país vote contra, para que a decisão seja negativa. A França, que já tinha assumido protagonismo na opção de banimento da LAM ,volta, neste processo, a desempenhar o papel principal para a suspensão das companhias moçambicanas.
Fonte Jornal O País

No comments: