BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, April 19, 2011

PORTO DE NACALA “ROUBA” NEGÓCIO DA CONGÉNERE DA BEIRA

No escoamento de equipamento para as minas de Moatize

A companhia carbonífera de Moatize, a Vale Moçambique, preferiu usar o Porto de Nacala, na província de Nampula, para escoar o equipamento destinado àquele empreendimento de carvão mineral localizado na província de Tete, no centro de Moçambique, preterindo, desta feita, o Porto da Beira, próximo daquela região carbonífera.

A opção pelo Porto de Nacala, apesar de haver outras interpretações, prende-se com a dragagem do da Beira, devido aos graves problemas de assoreamento no canal de acesso àquela infra-estrutura, a qual não permite a atracagem de navios de grande calado.

O Porto de Nacala, tido como o de águas mais profundas da costa oriental africana, tem condições para receber, a qualquer período do dia, embarcações de todo o tipo de calado, facto que o levou a ser preferido pela companhia carbonífera, prestes a iniciar com a exploração do carvão mineral dos seus jazigos de Moatize.

É neste contexto que o primeiro navio transportando equipamento diverso para Moatize deverá atracar no Porto de Nacala ainda esta semana.

O director executivo do Porto de Nacala, Agostinho Langa, é citado a dizer que o navio é de grandes dimensões, não podendo, por isso, ancorar no da Beira, pelas razões acima indicadas.

Langa acrescentou que a opção da Vale Moçambique pelo Porto de Nacala demonstra, inequivocamente, as condições naturais de navegabilidade que caracterizam este empreendimento, que constitui uma alavanca para, no futuro, continuar a receber mais navios com grande capacidade de transporte.

Nacala dista cerca de mil quilómetros da vila carbonífera de Moatize, na província de Tete, sendo que a carga a chegar brevemente será transportada por via ferroviária até Malawi. Daqui será baldeada para viaturas rumando a Moatize, num percurso relativamente curto.

Importa referir que os custos pela utilização do Corredor de Nacala serão elevados comparativamente aos que resultariam via Beira. Contudo, as condições de transporte e a necessidade de colocar o equipamento a tempo em Moatize ditaram a escolha de Nacala.

O Porto de Nacala e a respectiva linha férrea, que estabelece a ligação ao Malawi, estão integrados no Corredor de Nacala, há seis anos gerido pelo Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN).

A Vale Moçambique tornou-se, recentemente, accionista maioritária do consórcio, em substituição do Grupo Insitec.

Igualmente fazem parte da estrutura accionista do CDN outras empresas nacionais.

No entanto, a escolha que a Vale fez não significa que esteja a “puxar” os ganhos para o empreendimento onde ela é maioritária, em detrimento daquele em que, aparentemente, nem um centavo tem que a torne sócia.

(Colaboração de Vasco da Gama)

WAMPHULA FAX – 19.04.2011

No comments: