BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, April 28, 2011

Greve para produção na mina de Moma em Nampula



Uma greve geral está a paralisar a produção na exploração de areias pesadas em Moma, no norte de Moçambique, anunciou ontem (quarta-feira) a concessionária, a empresa irlandesa Kenmare Resources.

Segundo esta empresa, a greve interrompeu as negociações sobre actualização salarial, que se realizaram entre a administração e representantes dos 600 trabalhadores e que foram mediadas por elementos do governo de Maputo.

Mas, segundo a imprensa moçambicana, os trabalhadores terão rompido um esboço de acordo e entrado em greve na terça-feira, tendo apresentado um caderno reivindicativo de oito pontos, entre os quais, o direito a férias anuais e o pagamento de horas extraordinárias.

A mina foi inaugurada em 2007 mas desde o início que tem sido palco de conflitos, com os trabalhadores a exigirem melhores condições laborais.

A exploração de Moma, um investimento de cerca de 306 milhões de euros, é a principal operação da Kenmare Resources que ali extrai rutila, zircão e iluminite, minerais essenciais nas indústrias naval, aeronáutica e de tintas.

Fonte: Kenmare

No comments: