BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, March 24, 2011

Nos EUA, 60 por cento apoiam ação militar na Líbia--pesquisa

Por Arshad Mohammed

WASHINGTON (Reuters) -

Sessenta por cento dos norte-americanos apoiam a ação militar dos EUA e aliados na Líbia para impor uma zona de exclusão aérea e proteger civis das forças leais a Muammar Gaddafi, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta quinta-feira.

Dos entrevistados, 48 por cento descreveram a liderança militar do presidente Barack Obama como comandante-em-chefe dos Estados Unidos como 'cautelosa e ponderada', 36 por cento como 'indecisa e vacilante', e 17 por cento como 'forte e decidida', ao responder a uma pergunta que só oferecia estas três opções.

Setenta e nove por cento dos indagados disseram que os Estados Unidos e seus aliados deveriam tentar depor Gaddafi, que governa o país exportador de petróleo do norte da África há mais de quatro décadas.

Este resultado é semelhante ao de uma pesquisa da CNN divulgada na terça-feira, que mostrou que 77 por cento dos entrevistados disseram ser muito importante ou algo importante retirar Gaddafi do poder.

Na pesquisa Reuters/Ipsos, somente 7 por cento apoiaram o uso de tropas terrestres e 60 por cento foram a favor da ação militar líbia, sendo que 20 por cento demonstraram forte apoio e 40 por cento algum apoio. Vinte e cinco por cento se opuseram em parte a ela, e 14 por cento manifestaram forte desaprovação.

O levantamento foi feito no dia 22 de março com um grupo de 975 pessoas que representam a coletividade.

O estudo deu a entender que os norte-americanos podem ver o democrata Obama sob um ótica bem diferente da de seu antecessor, George W. Bush, republicano que iniciou as guerras no Afeganistão e no Iraque com alguns aliados, mas foi amplamente visto como um líder isolado.

'Os dados indicam que ele é visto como mais aberto a opiniões em sua abordagem, o que pode distingui-lo na mente do público norte-americano de seu antecessor, George W. Bush, que não era visto assim', disse Julia Clark, diretora de Assuntos Públicos da Ipsos, acrescentando que as respostas romperam com alinhamentos políticos.

Sessenta e três por cento dos democratas escolheram 'cauteloso e ponderado' como adjetivos que melhor descrevem a liderança de Obama, enquanto 64 por cento de republicanos escolheram 'indeciso e vacilante.'

Obama garantiu uma sanção do Conselho de Segurança da ONU e apoio árabe antes de iniciar a operação militar, cujo objetivo é proteger civis e não depor Gaddafi, o mais recente líder árabe autoritário a enfrentar protestos em massa.

No comments: