BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, March 2, 2011

Nacala: Zona económica atrai investidores

MAIS de 280 milhões de dólares norte-americanos foram já investidos na Zona Económica Especial de Nacala (ZEEN), norte de Moçambique, declarada há cerca de três anos.

Maputo, Quarta-Feira, 2 de Março de 2011:: Notícias
O delegado da ZEEN, Branquinho Nhombe, disse, recentemente a jornalistas, que deste montante 144 milhões de dólares foram investidos em 2010, sendo 84 milhões de dólares de investidores moçambicanos e 60 milhões de investidores estrangeiros.

A lista dos principais países investidores na Zona Económica Especial de Nacala inclui a Tanzania, África do Sul, Índia, Inglaterra, Itália e Portugal, cujo investimento foi direccionado, fundamentalmente, às áreas de indústria e agro-indústria.

Segundo aquele responsável, citado pela AIM, nos primeiros dois anos de implementação efectiva da Zona Económica Especial de Nacala, foram licenciadas e certificadas pelo Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA) 18 empresas, algumas das quais já em laboração.

Referiu que 11 das empresas licenciadas e certificadas são da área industrial, dois do sector turístico, três da área de serviços e os restantes dois do ramo da agro-indústria, que proporcionarão vários postos de trabalho a residentes locais.

Na área da indústria, destacam-se as futuras fábricas de processamento de cereais, de bolachas, de cimento e de chapas de zinco, para além da refinaria de petróleo, “as quais, de acordo com as nossas projecções, deverão proporcionar mais de seis mil postos de trabalho a residentes locais”.

O delegado da ZEEN afirmou ainda ter sido já demarcada a futura Zona Franca Industrial, estando neste momento o Governo de Moçambique a trabalhar no sentido de mobilizar financiamentos com vista à implantação e desenvolvimento de infra-estruturas nessa zona.

No âmbito do desenvolvimento da Zona Económica Especial de Nacala, está em curso um trabalho de coordenação de criação de infra-estruturas de base, como o redimensionamento e expansão do Porto de Nacala, a reconversão do Aeroporto Militar, a reconstrução da linha férrea que sustenta o Corredor de Desenvolvimento do Norte, incluindo os ramais que servem os países vizinhos, para além da República Democrática do Congo.

A cidade de Nacala está dotada de um porto com águas mais profundas a nível da Costa Oriental de África, com uma capacidade instalada de 2,4 milhões de toneladas de carga geral, por ano, sendo também o mais próximo dos mercados da Ásia e Europa.

Presentemente, estão em curso esforços no sentido de se encontrarem potenciais financiadores do projecto de reabilitação e ampliação do referido porto.

Branquinho Nhombe disse esperar que a criação da Zona Económica de Nacala atraia mais investimentos nacionais e estrangeiros, fortaleça as exportações, desenvolva uma rede de infra-estruturas e melhore as condições de vida da população e a qualidade dos serviços públicos.

“Na Zona Franca Industrial, só nas vias de acesso, energia e água, está previsto para os próximos tempos um investimento na ordem dos 40 milhões de dólares norte-americanos, e isso constitui um grande desafio para nós”, frisou.

Print This!

No comments: