BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Sunday, March 20, 2011

Líbia quer armar 'mais de 1 milhão de homens e mulheres'



Foto: Goran Tomasevic/Reuters

Homem passa por tanque das forças pró-Kadafi, em chamas após ataques aéreos

Líbia quer armar 'mais de 1 milhão de homens e mulheres'
20 de março de 2011 •

O Ministério da Defesa líbio anunciou neste domingo que está preparando uma operação para armar "mais de 1 milhão de homens e mulheres", batalhão que estará pronto nas próximas horas, informa a agência de notícias oficial Jana. Esta decisão foi tomada após Kadafi dizer que os arsenais do país se abririam para armar a população, com o objetivo de "defender a Líbia e proteger seu petróleo".

O Ministério da Defesa líbio assinalou que as armas serão distribuídas pelos diferentes órgãos políticos e sociais ao longo do país. Todos aqueles que forem armados se mobilizarão em "unidades populares", "guardas populares" e "guardas revolucionárias", destacaram as fontes.

Em mensagem transmitida pelo rádio, a segunda desde o início dos ataques ocidentais, Kadafi anunciou que os líbios terão todo tipo de armamento para fazer frente à "agressão dos cruzados". Ele prometeu às forças ocidentais "uma guerra vitoriosa de longa duração".

"Estamos a ponto de armar todos os líbios, com metralhadoras e peças de artilharia. Estamos nos preparando para uma longa guerra e vocês não têm os meios para uma guerra desta natureza", enfatizou Kadafi. "Deus está conosco, o diabo está com vocês. Todos os líbios estão prontos para o martírio. Vamos ganhar e vocês irão morrer", ressaltou o líder. "Esta (guerra) já não é um problema interno (da Líbia), mas um conflito entre o povo líbio e os novos nazistas".

Cindida entre rebeldes e forças de Kadafi, Líbia mergulha em guerra civil
Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Entretanto, enquanto os casos tunisiano e egípcio evoluíram e se resolveram principalmente por meio protestos pacíficos, a situação da Líbia tomou contornos bem distintos, beirando uma guerra civil.

Após semanas de violentos confrontos diários em nome do controle de cidades estratégicas, a Líbia se encontrava atualmente dividida entre áreas dominadas pelas forças de Kadafi e redutos da resistência rebeldes. Mais recentemente, no entanto, os revolucionários viram seus grandes avanços a locais como Sirte e o porto petrolífero de Ras Lanuf serem minados no contra-ataque de Kadafi, que retomou áreas no centro da Líbia e se aproxima das portas de Benghazi, a capital da resistência rebelde, no leste líbio.

Essa contra-ofensiva governista mudou a postura da comunidade internacional. Até então adotando medidas mais simbólicas que efetivas, ao Conselho de Segurança da ONU aprovou em 17 de março a determinação de uma zona de exclusão aérea na Líbia. Menos de 48 horas depois, enquanto os confrontos persistiam, França, Reino Unido e Estados Unidos iniciaram ataques. Mais de mil pessoas morreram, e dezenas de milhares já fugiram do país.

Fonte:Agencia EFE

No comments: