BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, March 18, 2011

Líbia anuncia fim de ação militar contra oposicionistas




Militar em frente a manifestação de rebeldes na cidade de Tobruk, na Líbia (Reuters)

O governo da Líbia anunciou nesta sexta-feira a suspensão imediata de sua ofensiva militar contra os oponentes do regime do líder Muamar Khadafi.

O ministro do Exterior líbio, Moussa Koussa, disse que o governo foi obrigado a adotar a medida após a aprovação, pelo Conselho de Segurança da ONU, da criação de uma zona de exclusão aérea no país.

'De acordo com o artigo 25 da Carta da ONU (...) e levando em consideração o fato de a Líbia ser membro da ONU (...) concordamos que somos obrigados a aceitar a resolução do Conselho de Segurança (...). Portanto a Líbia decidiu por um cessar-fogo imediato e uma imediata paralisação de todas as operações militares', disse o ministro a jornalistas.

Na quinta-feira, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução que estabelece uma zona de exclusão aérea na Líbia e autoriza 'todas as medidas necessárias' para 'proteger civis e áreas habitadas por civis' de ataques das forças do coronel Khadafi.

O ministro Moussa Koussa criticou a decisão do Conselho de Segurança, dizendo que ela viola a Carta da ONU e a soberania da Líbia.

Horas

Depois da aprovação da resolução da ONU, um representante do governo francês informou, nesta sexta-feira, que a ação militar ocidental contra a Líbia começaria nas próximas horas, com a França sendo o primeiro país a participar dos ataques aéreos.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, também afirmou nesta sexta-feira que os aviões de guerra britânicos serão enviados para bases aéreas no mar Mediterrâneo, para preparar uma ação contra a Líbia e que a Grã-Bretanha vai trabalhar com os aliados para garantir a aplicação da resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Cameron afirmou também no Parlamento britânico quem um ultimato contra Khadafi será anunciado ainda nesta sexta-feira.

A resolução recebeu dez votos a favor e nenhum contra na votação da noite de quinta-feira, mas cinco países - incluindo China e Rússia, membros permanentes do Conselho, e o Brasil - se abstiveram.

Um porta-voz do governo líbio afirmou que a resolução da ONU era uma 'agressão'. E um dos filhos de Khadafi, Saif al-Islam, afirmou que a resolução era 'injusta', pois a Líbia não estava bombardeando civis.

Concentradas na cidade de Benghazi, no leste do país, forças contrárias a Khadafi comemoraram o anúncio da ONU.

A resolução, de número 1.973, foi proposta por Grã-Bretanha, França e Líbano e contou com apoio dos EUA.

Antes do anúncio do cessar-fogo, havia combates entre as tropas leais ao líder Muamar Khadafi e as forças rebeldes. Tropas do governo continuavam avançando pelo leste do país, em direção à Benghazi, e também ocorreram confrontos na cidade litorânea de Al-Zuwaytina.

Os rebeldes também relataram que as forças do governo estavam bombardeando a cidade de Mistrata, no oeste.

Fonte: BBC Brasil

No comments: