BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, March 4, 2011

Estado corta orçamento da UP-Quelimane

A redução de cerca de 40 milhões de meticais na Universidade Pedagógica (UP), delegação de Quelimane, na Zambézia, poderá comprometer as actividades pedagógicas no presente ano lectivo, caso o governo não invirta o cenário.
Imprimir Enviar a amigo
Comentar (0)


A UP-Quelimane elaborou um plano de funcionamento para o presente ano académico, estimado em 100 milhões de meticais, para suportar todas as despesas da instituição, mas apenas 60 milhões é que foram aprovados. Esta situação poderá colocar a universidade a paralisar as suas actividades a partir do mês de Julho, uma vez que o orçamento, ora reduzido também afecta os salários dos docentes.

Aliás, segundo apurámos de uma fonte da UP-Quelimane, a verba disponível garante salários até ao mês de Março em curso, findo o qual não haverá mais fundos para salários, uma situação que poderá obrigar a alteração normal do decurso das aulas, caso a situação se mantenha.

‘Nós tínhamos proposto para este ano um orçamento que ia cobrir todas as despesas, num total de 100 milhões de meticais e, como disse, 47% do valor foi-nos retirado, o que significa que estamos por volta de 60 milhões de meticais´, disse a fonte para, depois, acrescentar que uma parte do valor do orçamento é proveniente do Estado e a outra `de receitas próprias (...)´, disse Manuel de Morais, director da UP, delegação de Quelimane.

Questionado sobre se a redução em causa não iria afectar os salários do corpo docente, De Morais explicou que: `Eu tenho a certeza de que nós, os docentes, não vamos deixar de receber os nossos salários, porque é um direito e o Estado vai, com certeza, continuar a pagar. Porém, de acordo com os nossos cálculos, com o nosso actual orçamento apenas será possível cobrir as despesas até ao mês de Julho´.

Sabe-se que, este ano, a UP-Quelimane, para além de um crescimento do número de estudante, de 3 322 para 3 400, tem grandes perspectivas, designadamente, a introdução de mais sete novos cursos, construção de Campus universitário na zona de Murropué, arredores de Quelimane, onde se prevê erguer um complexo residencial com capacidade de 17 quartos e 16 salas de aulas, onde vai funcionar a faculdade de ciências sociais...

fonte: O País

1 comment:

Nelson said...

Caro, talves não tenha lido com atenção mas não consegui encontrar os argumentos que sustentam esse corte orçamental. Gostava de ter visto também orçamento do ano passado para efeitos de comparação. Mas que vai gerar problemas é suficientemente óbvio