BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, March 21, 2011

Dhlakama exige detenção imediata de Luís Mondlane




“Caso Conselho Constitucional”

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, convocou, na tarde de sexta-feira última, a imprensa em Nampula para exigir a detenção imediata do ex-presidente do Conselho Constitucional, Luís Mondlane, que renunciou o cargo na manhã de quinta-feira última, na sequência do escândalo de gestão danosa que protagonizou durante cerca de um ano e meio que dirigiu aquele órgão de soberania.
Para o líder da Renamo, depois do esclarecimento que Luís Mondlane deu ao jornal Domingo sobre as acusações que pesam sobre si, não restam dúvidas que Mondlane tenha agido de forma corrupta ao adquirir um imóvel em nome próprio com recurso a fundos do Estado, custear viagens da sua esposa e pagar ajudas de custo também com recurso aos fundos do estado, para além de ter gasto cerca de 12 milhões de meticais em despesas pessoais, num país onde pelo menos metade do seu orçamento provém da ajuda externa.

Perante estes factos, Dhlakama diz que estes factos são suficientes para “quem é de direito”, neste caso a Procuradoria-Geral da República, ordenar a detenção imediata de Luís Mondlane.

O líder da Renamo diz ainda que caso tal não aconteça, nas próximas quarenta e oito horas, estaremos numa situação de injustiça, uma vez que as acusações que pesam sobre Mondlane são muito mais graves do que as que levaram o antigo ministro do Interior, Almerino Manhenje, à detenção preventiva e subsequente julgamento.

Por outro lado, o líder da Renamo diz acreditar que o dinheiro de que Manhenje é acusado de ter desviado pode ter aplicado em questões essenciais para segurança de um Estado pós-guerra, como pagamentos de espionagem e reconhecimento de esconderijos de armas, o que não foi o caso de Luís Mondlane, que o aplicou para uma vida faustosa para si e família. Num outro desenvolvimento, Dhlakama disse que não vai estranhar caso Mondlane não seja detido, apesar da gravidade dos factos. O líder da Renamo diz que Mondlane sempre foi um homem de extrema confiança do partido Frelimo, desde o monopartidarismo. “Quando eu estava na Frelimo, Mondlane já era presidente do tribunal militar revolucionário, que mandava prender e julgar pessoas que não se identificavam com a Frelimo”, disse Dhlakama, para também acusar Mondlane de ter facilitado as alegadas fraudes do partido Frelimo, quando era juiz-conselheiro do Tribunal Supremo, e nas últimas eleições, como presidente do Conselho Constitucional, onde a Renamo recorreu alegando que tinham sido fraudulentas.
Fonte: o Pais

No comments: