BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, March 22, 2011

Areias pesadas de Moma: Oportunidades subaproveitadas

O aproveitamento das oportunidades de negócio no âmbito das areias pesadas de Moma, na província de Nampula, pelas empresas moçambicanas, continua muito aquém das expectativas.

Maputo, Terça-Feira, 22 de Março de 2011:: Notícias
Dados facultados pelo director-geral da Kenmare, Riaan Lombard, indicam que a participação do empresariado nacional no sentido de aproveitar as oportunidades de negócio consequente daquele megaprojecto está neste momento em cerca de 30 porcento, nível tido como sendo muito baixo, considerando a magnitude do projecto no qual foram investidos 700 milhões de dólares.

Aquela percentagem expressa-se em forma de prestação de serviços na área de logística, abastecimento de combustíveis e lubrificantes, transporte rodoviário e fornecimento de materiais de escritório e de produtos alimentares garantidos pelo sector associativo.

O nosso entrevistado disse haver limitação do empresariado local no concernente ao fornecimento de materiais de construção para o projecto que dirige, neste momento em fase de expansão visando o aumento dos volumes de produção de minerais para responder à demanda do mercado, não obstante reconhecer que as exigências em termos de qualidade são maiores.

Riaan Lombard entende que o sector privado deveria ser mais ousado, particularmente no sentido de preencher o vazio que se assiste na área de serviços bancários.

“A Kenmare sente-se obrigada a manter em cofres valores significativos para suprir despesas como salários de parte dos cerca de 600 trabalhadores, pagamento de serviços prestados pelas comunidades, entre outras, o que não é recomendável, devido a factores de segurança, mas não existe outra alternativa” – lamentou.

Disse estarem em curso contactos com vários bancos no sentido de montar caixas automáticas no interior das instalações da Kenmare que não somente iriam beneficiar os trabalhadores, como também as comunidades de Topuito, entre outros interessados que neste momento são obrigados a fazer longas distâncias para a cidade de Angoche e Nampula para fazer operações bancárias.

Topuito é uma localidade que regista um movimento intenso de camionistas, comerciantes, entre outros, que entretanto enfrentam dificuldades para conseguir um alojamento de qualidade, bem assim de serviços de restauração, recorrendo a singulares para a satisfação das suas necessidades. O lazer é assegurado por operadores informais, quando o potencial para explorar aquele domínio existe com larga expressão.

No momento que antecedeu a implantação do seu projecto refira-se que a Kenmare desenvolveu um programa de sensibilização junto ao empresariado sobre as oportunidades de negócio em vários domínios que a iniciativa oferece.

No comments: