BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, January 12, 2011

Expansão da rede escolar, hospitais e energia: Bispos católicos encorajam Governo




Em comunicado tornado público esta semana, a Conferência Episcopal de Moçambique diz ser notória a preocupação do Estado em melhorar as vias de comunicação, incluindo a reabilitação de pontes.

“São todos passos importantes, porque significam o alívio da pobreza e meio caminho andado rumo ao desenvolvimento. Saudamos e encorajamos a sua continuação,” diz o comunicado reconhecendo, porém, que “ainda estamos longe do mínimo desejável”.

Num outro desenvolvimento, os religiosos apelam aos políticos para que invertam o cenário e reconheçam que a revisão da Constituição da República, a decorrer em breve, constitui “um momento e um exercício delicado”.

Refira-se que o partido Frelimo, no poder em Moçambique, defende a revisão da Constituição da República como imperativo nacional visando o aprimoramento e a consolidação da actual ordem constitucional.

“Acreditamos, no entanto, que a maturidade e a honestidade dos políticos prevaleçam e façam desse exercício uma oportunidade para Moçambique dar um verdadeiro exemplo de democracia”, diz o comunicado.

Porém, afirmam os bispos, “se houver alguma tentação para o contrário, que a experiência do monopartidarismo no passado persuada todos os políticos a desistirem dos seus maus intentos”.

Adiante, os bispos católicos alertam para um o eventual regresso ao monopartidarismo, mas não dão indicações claras do que está a acontecer nesse sentido. Falam do tráfico de pessoas e de órgãos humanos e manifestam a sua preocupação pelo fenómeno que alegadamente põe em perigo a vida da população.

1 comment:

Reflectindo said...

Artigo tendencioso do Jornal Notícias. O que essencialmente os bispos em Nampula só se pode ler noutros jornais. "Há tendências de retorno ao mono-partidarismo em Moçambique". isto foi escrito no O País, CanalMoz, Média Fax. Correio da Manhã e Voz da América.

Escute Dom Lúcio Muandula aqui