BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, November 5, 2010

Vale quer investir 20 mil milhões USD em África nos próximos anos


Roger Agnelli, presidente da Vale




Revela o presidente da instituição, Roger Agnelli

A Vale, que já é a maior produtora mundial de minério de ferro, revelou recentemente que pretende com estes investimentos tornar-se também num dos três maiores produtores de cobre de África.

A empresa brasileira de mineração, Vale, vai investir, em África, entre 15 e 20 mil milhões de dólares, nos próximos cinco anos, quase dez vezes mais do que gastou até agora no continente e Moçambique será um dos destinos prioritários.

A empresa, que já é a maior produtora mundial de minério de ferro, revelou recentemente que pretende com estes investimentos tornar-se também num dos três maiores produtores de cobre no continente, onde existe este minério em abundância.

O anúncio foi feito pelo presidente da Vale, Roger Agnelli, quando a empresa anunciou um lucro de 7.8 mil milhões de dólares durante o terceiro trimestre deste ano. Este número representa um crescimento na ordem de 69,2 se comparado com os 4.6 mil milhões registados no segundo trimestre.

A Vale anunciou ainda que durante os primeiros nove meses de 2010 investiu 14 mil milhões de dólares e, neste momento, está a rembolsar 5 biliões aos accionistas, o que segundo um comunicado da empresa “destaca a qualidade dos resultados apresentados”.

Para 2011, a Vale espera realizar o maior investimento de sempre, cerca de 24 mil milhões de dólares, quase o dobro do programado até ao final de 2010.

Segundo Agnelli, os investimentos serão financiados “plenamente” pelo capital da empresa, sem necessidade de recorrer a crédito.

Em África, a Vale está a direccionar os seus principais investimentos africanos para Moçambique, Zâmbia, Guiné-Conacri e Libéria. Todavia, também se tem mostrado atenta a oportunidades na República Democrática do Congo e Angola, sobretudo na produção de cobre.

Até hoje, os investimentos no continente ascendem a 2,5 mil milhões, mas quase todo o aplicado no sector extractivo, pelo que a margem para aumento é grande.

Fonte: O Pais Online

No comments: