Friday, November 5, 2010
Vale quer investir 20 mil milhões USD em África nos próximos anos
Roger Agnelli, presidente da Vale
Revela o presidente da instituição, Roger Agnelli
A Vale, que já é a maior produtora mundial de minério de ferro, revelou recentemente que pretende com estes investimentos tornar-se também num dos três maiores produtores de cobre de África.
A empresa brasileira de mineração, Vale, vai investir, em África, entre 15 e 20 mil milhões de dólares, nos próximos cinco anos, quase dez vezes mais do que gastou até agora no continente e Moçambique será um dos destinos prioritários.
A empresa, que já é a maior produtora mundial de minério de ferro, revelou recentemente que pretende com estes investimentos tornar-se também num dos três maiores produtores de cobre no continente, onde existe este minério em abundância.
O anúncio foi feito pelo presidente da Vale, Roger Agnelli, quando a empresa anunciou um lucro de 7.8 mil milhões de dólares durante o terceiro trimestre deste ano. Este número representa um crescimento na ordem de 69,2 se comparado com os 4.6 mil milhões registados no segundo trimestre.
A Vale anunciou ainda que durante os primeiros nove meses de 2010 investiu 14 mil milhões de dólares e, neste momento, está a rembolsar 5 biliões aos accionistas, o que segundo um comunicado da empresa “destaca a qualidade dos resultados apresentados”.
Para 2011, a Vale espera realizar o maior investimento de sempre, cerca de 24 mil milhões de dólares, quase o dobro do programado até ao final de 2010.
Segundo Agnelli, os investimentos serão financiados “plenamente” pelo capital da empresa, sem necessidade de recorrer a crédito.
Em África, a Vale está a direccionar os seus principais investimentos africanos para Moçambique, Zâmbia, Guiné-Conacri e Libéria. Todavia, também se tem mostrado atenta a oportunidades na República Democrática do Congo e Angola, sobretudo na produção de cobre.
Até hoje, os investimentos no continente ascendem a 2,5 mil milhões, mas quase todo o aplicado no sector extractivo, pelo que a margem para aumento é grande.
Fonte: O Pais Online
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment