BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, November 10, 2010

Moçambique-Brasil: Projectos viabilizados




OITENTA milhões de dólares estão disponíveis para viabilizar a transformação da base aérea de Nacala, em Nampula, em aeroporto internacional. O montante faz parte dum pacote geral de financiamento na ordem de 300 milhões de dólares acordados para a área de infra-estruturas no âmbito da cooperação entre Moçambique e Brasil, classificada como estando a conhecer o seu momento mais alto.Maputo, Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2010:: Notícias
Moçambique assume-se, desta forma, como o maior parceiro do Brasil, em África, o que se consubstancia ainda nesta deslocação que o Presidente-cessante, Luís Inácio Lula da Silva, efectua pela terceira e última vez ao país na qualidade de Chefe de Estado.

Na sequência desta visita, os Governos moçambicano e brasileiro assinaram ontem, em Maputo, cinco acordos nas áreas de saúde, educação, agricultura e urbanização. Trata-se de ajustamentos complementares ao acordo de cooperação para a implantação do banco de leite humano e centro de lactação, do centro de tele-saúde, biblioteca e programa de ensino à distância na saúde da mulher, da criança e do adolescente, para além da instalação da Universidade Aberta do Brasil. Outros acordos referem-se ao estabelecimento da cooperação trilateral para o desenvolvimento da agricultura de Savana (Pro-Savana) e do ordenamento do bairro do Chamanculo “C”, na capital do país.

Falando no jantar que ofereceu a Lula da Silva, o Presidente Armando Guebuza disse que é graças à visão e empenho do Presidente brasileiro que a cooperação entre Brasil e Moçambique está a conhecer tempos áureos com mais investimentos públicos e privados brasileiros.

“O Presidente Lula é homem de palavra. Prometeu-nos que voltaria. Está hoje aqui connosco, há poucas semanas do 31 de Dezembro, data do fim do seu segundo mandato. Prometeu-nos e cumpriu. Queremos agradecer a oportunidade que nos dá de, em viva voz, expressarmos a nossa admiração pela sua trajectória de cidadão, operário, sindicalista, político e de Chefe de Estado”, disse Guebuza.

Por seu turno, Lula da Silva assegurou que a indicação de Dilma Rousseff para a chefia do Governo não iria alterar o compromisso e a política do Brasil com relação a África. Vai continuar e a fortalecer-se cada vez mais.

“Aqui faço a minha despedida depois de oito anos de governação. O Presidente Guebuza também visitou-nos três vezes, o que reflecte o desenvolvimento dos laços que nos unem. Moçambique é hoje o maior parceiro da cooperação brasileira em África”, sublinhou.

O ilustre visitante termina a sua visita com uma deslocação hoje à fábrica de anti-retrovirais, cuja actividade deve iniciar no próximo ano.

Fonte :Notícias

No comments: