BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, September 22, 2010

Vale compra fatia maioritária da Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala

Vale compra fatia maioritária da Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala
2010/09/22


A brasileira Vale informou ontem, que exerceu opção de compra de 51 por cento da participação acionária na moçambicana Sociedade de Desenvolvimento do Corredor de Nacala (SDCN), onde a mineradora desenvolve projectos de carvão.

Imprimir Enviar a amigo



A aquisição dará condições logísticas necessárias para a Vale escoar a produção da segunda fase do projecto de carvão de Moatize (Moatize II).

A compra de participação majoritária na SDCN, cujo valor não foi divulgado, representa para a Vale acesso a concessões ferroviárias e portuárias em Moçambique, segundo a Globo.

A estratégia da mineradora brasileira em Moçambique é reproduzir o modelo logístico de integração mina-ferrovia-porto, usado com sucesso no Brasil.

‘Ao mesmo tempo em que torna viável a expansão da capacidade de Moatize, a infraestrutura de logística se constitui em excelente alternativa para o transporte para a costa Leste da África da produção do cinturão de cobre da Zâmbia, onde estamos a começar a desenvolver Konkola North’, afirmou a Vale em comunicado.

A logística estruturada pela Vale no país também beneficiará o projecto da rocha fosfática de Evate (Monapo), ‘além de outras cargas do eixo Zâmbia-Malawi-Moçambique’.

A Vale também pretende fazer outros investimentos no país para a construção de ligações ferroviárias necessárias para escoar a produção de Moatize, além de um novo terminal marítimo de águas profundas em Nacala.

Em Moçambique, a Vale também desenvolve Moatize I, com capacidade nominal de produção estimada de 11 milhões de toneladas métricas de carvão, com início de operação previsto para o primeiro semestre de 2011.

No primeiro estágio de desenvolvimento, está a ser construída uma planta de lavagem com capacidade anual de 26 milhões de toneladas métricas. Na primeira fase, a produção de carvão será transportada pela ferrovia Linha do Sena para ser embarcada no Porto da Beira…
fonte: Rádio Moçambique
Artigos relacionados

No comments: