BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, September 2, 2010

Revolta Popular Marca as primeiras Horas de Greve em Maputo


1 de Setembro de 2010, 10:31


“Estamos a fazer greve porque o preço do pão vai aumentar! Estou descontente, porque nem a Frelimo nem o governo querem saber do povo! Ouvi que havia greve e vim juntar-me aos meus amigos e vizinhos!” Estas foram as respostas dadas pela população na zona da marginal, em Maputo.
Por toda a parte da cidade o cenário é idêntico, carros apedrejados, pneus incendiados, lojas saqueadas, estradas cortadas para impedir a circulação dos automóveis e transportes públicos.
Tudo indica que a greve terá começado na zona de Benfica, onde, segundo a rádio 99FM, já foram assaltados uma agência bancária e um armazém de produtos alimentares - Sasseka.
A acompanhar a greve, a zona da marginal, um dos locais mais preferidos dos moçambicanos durante os fins-de-semana, a estrada foi cortada dando lugar a contentores de lixo, troncos, pedras e até barcos dos pescadores.
“A pessoa que se atrever a passar de carro vai ver”, afirmou um dos manifestantes ali presentes.
Segunda a STV, a Avenida de Moçambique - vulgo EN1 - estrada que liga Maputo a outras províncias do país, é a mais afectada.
Apesar dos vários apelos à calma e tranquilidade e da presença policial nos vários pontos da cidade, a verdade é que a população está a conseguir chamar a atenção de todos, ameaçando e destruindo tudo que lhes aparece a frente!
SAPOMOZ

No comments: