Thursday, September 2, 2010
Revolta Popular Marca as primeiras Horas de Greve em Maputo
1 de Setembro de 2010, 10:31
“Estamos a fazer greve porque o preço do pão vai aumentar! Estou descontente, porque nem a Frelimo nem o governo querem saber do povo! Ouvi que havia greve e vim juntar-me aos meus amigos e vizinhos!” Estas foram as respostas dadas pela população na zona da marginal, em Maputo.
Por toda a parte da cidade o cenário é idêntico, carros apedrejados, pneus incendiados, lojas saqueadas, estradas cortadas para impedir a circulação dos automóveis e transportes públicos.
Tudo indica que a greve terá começado na zona de Benfica, onde, segundo a rádio 99FM, já foram assaltados uma agência bancária e um armazém de produtos alimentares - Sasseka.
A acompanhar a greve, a zona da marginal, um dos locais mais preferidos dos moçambicanos durante os fins-de-semana, a estrada foi cortada dando lugar a contentores de lixo, troncos, pedras e até barcos dos pescadores.
“A pessoa que se atrever a passar de carro vai ver”, afirmou um dos manifestantes ali presentes.
Segunda a STV, a Avenida de Moçambique - vulgo EN1 - estrada que liga Maputo a outras províncias do país, é a mais afectada.
Apesar dos vários apelos à calma e tranquilidade e da presença policial nos vários pontos da cidade, a verdade é que a população está a conseguir chamar a atenção de todos, ameaçando e destruindo tudo que lhes aparece a frente!
SAPOMOZ
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment