BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, July 31, 2010

RENAMO SHOUTS, BUT NO ONE LISTENS BECAUSE IT'S TOO LATE

“Renamo Grita mas ninquem escuta porque e' tarde”

A Renamo tem gritado bastantemente para uma reconciliacao nacional atravez dum governo nacional mas o povo e os cidadaos Mocambicanos nao a escutam porque ja e' tarde demais para isso. A Renamo, o partido maior da oposicao Mocambicana perdeu a oportunidade para qualquer tipo de reconciliacao democratica ja' a um bom tempo atras. Foi ali, naquele ano de 1994 depois dos primeiros resultados das eleicoes Presidenciais e legislativas. Nessa altura, a Frelimo estava convicta que a Renamo era de facto um partido capaz apesar ter acabado saido do mato, e por seu turno a Renamo tinha uma capacidade massiva e um apoio estravagante dentro e fora do pais.

Entretanto oque a Renamo falhou foi de ter descalculado as estrategias politicas da Frelimo logo depois das eleicoes de 1994, achando que a Frelimo se deixaria calma e respeitaria a democracia cuja era o proposito ou a causa pela qual a Renamo julgava ser actor. A Renamo esquecera que a Frelimo era um partido politico ja formado a tempo e que conseguiu dirigir uma luta armada de libertacaoa e planejou conversacoes politicas e ganhou uma vitoria viviada por todos Mocambicanos. A Renamo esqueceu que depois da independencia quase a maioria dos dirigentes da Frelimo eram todos do sul do Pais e quase 95% dos chamados traidores ou reacionarios eram provavelmente do Norte e centro do pais.
O Sr. Dhlakama, se contetou com a sua posicao de lider da oposicao e os seus 39-42% de votos e os 117 assentos da Renamo no parlamento Mocambicano. O Sr. Dhalakama e os seus seguidores em vez de reagirem naquele momento, optoram por se manter calados pois a Frelimo (Maquina manipuladora ) havia dado uma casa ao Sr, Dhalakama em Maputo e outras regalias cala-bocas e assim ele Dahlakama se sentia tranquilo e pensava que o poder e o cargo presidencial viria a seguir.
O pior de tudo a Renamo esqueceu porque e' que teria entrado no mato e combater contra a Frelimo, ou nao havia justa causa, alem da mesma clamar “Democracia” como a justa causa.
Entao, la que a Renamo nao teria tomado medidas sobre aqueles fraudes havidas nas eleicoes de 1994, entao a Frelimo se aproveitou para redesenhar uma estrategia para o “Declinio da Renamo” em Mocambique. De facto a Renamo falhou ! Seria naquele ano que criaria as condicoes de manifestacoes contra a Frelimo que hoje esta clamando. Seria naquele ano que clamaria ser um movimento democratico. Seria nem 1992 antes das primeiras eleicoes a Renamo mudaria a nomencladura “ RENAMO” para uma coisa outra que a identificasse como um partido politico verdadeiro.
A Renamo entrou no campo politico sem estrategias e apenas com a confianca dum povo desenformado sobre a politica de eleiccoes, fraudes e em suma, um povo com corragem de ver a democracia a nascer mas sem devido conhecimento de que democracia era e seria.Assim, o tempo foi se perdendo em Mocambique e a Renamo foi se desvalorizando cada vez mais.
O pior de tudo e' que a Renamo criou campo e condicoes para criacao de novos partidos politicos dentro da propria Renamo no caso da PDD. A saida do Raul Domingos na Renamo tambem foi um acto favoravel para a Frelimo nos anos seguintes e a depreciacao total da Renamo.
A Renamo foi se tornando um movimento Antidemocratico. Membros despedidos sem nenhuma justa causa, nomecoes na base de amiguismo ou regionalismo e em fim a Renamo e o seu Presidente tornou tambem a Frelimo mais forte do que nunca. O Dhalakama tornou ditactor e um lider sem respeito e nem pelo menos sem qualidades de lider, pois ele chegou ao ponto de nao escutar os conselhos dos outros. Frelimo ganhou e continua ganhando devido a deserganizacao mental na direccao da Renamo e a ate a Renamo perdeu quase todo apoio que tinha no exterior por causa daa atitudes da sua propria direccao.
Por causa de falta de confianca que o povo Mocambicano regista na Renamo, um movimento de caracter “Federalismo” comeca a nascer em Mocamique.
A formacao do MDM m Movimento Democratico de Mocambique e' a culminacao duma concepcao do Federalismo em Mocambique. Muitos comentam que O MDM e' apenas filho da Renamo, portanto e' iqual a Renamo. Estas atribuicoes ate foram dadas pelos alguns dirigentes membros da Frelimo, so o que eles tambem falham de perceber e reconhecer a renascencia dum Movimento Federalista. A maioria do povo Mocambicano ta cansado com a Frelimo e ja nao confia na Renamo como alternativa , dai opta por formar movimentos com caracteristicas de serem federalistas defendendo os interesses da sua propria regiao. Alias, Mocambique esta voltando ao inicio, onde antes da formacao da Frelimo em Ghana ja existiam Movimentos politicos tais como MANU, UDENAME e UNAMO. Recentemente um Partido Politico chamado PAHUMO, partido humanitario de Mocambique foi formado no norte. Ja fica muito simples e facil entender que Mocambique esta devidido em tres regioes bem distantes. O PAHUMO traz na sua coluna uma onda de descontentes oriundos de ambos os partidos Frelimo e assim como RENAMO e composto maioridamente por pessoas do norte de Mocambique.
Oande Mocambique esta indo? Sera' que Mocambique esta' bem politicamente calmo assim como os seus dirigentes clamam?
Nao, Mocambique nao esta bem politicamente. Contudo nao sera' e nao podera ser a Renamo a resolver o problema que Mocambique enfrenta. Nao sera' com um governo de unidade nacional que o problema politico Mocambicano sera resolvido. Nao sera' com uma manifestacao organizada pela Renamo que Mocambique sera um pais com uma democracia verdadeira. Ja e' tarde demais para a Renamo resolver este problema sozinho. A Renamo requer uma uniao, agora com a MDM e PAHUMO. Uma uniao nao partidaria mas para uma estrategia geral para todo Mocambique. Uma estrategia para formacao dum Mocambique suberano com um governo Federal.

O tempo chegara' que este artigo sera'lembrado. Mocambique se tornara' um Pais Federal. Os governadores serao eleitos pelo povo nao nomeados pelo Presidente mas isso so podera acontecer quando a Renamo, MDM e PAHUMO continuar a clamar sua existencias nas suas zonas de origem e que venham reamente serio contra a Frelimo que ate aqui se acaha proprietario de Mocambique.

Querer acreditar ou como nao, O MDM e' um movimento que defende os interesses dos centro e o PAHUMO foi recentemente formado para esses efeitos para o norte. A Renamo e uma alavanca para os dois e assim a Frelimo estara' com muitos problemas nas proximas eleicoes caso a RENAMO,MDM e PAHUMO juntos planejar uma estrategia efectiva para uma vitoria do povo Mocambicano na obtencao duma verdadeirademocracia em Mocambique.

Entretanto nao se pode esquecer que isso so podera' acontecer caso a Frelimo ser capaz se identificar consceientimente como um partido maduro democraticamente e aceitar mudancas politicas em Mocabique e caso ao contrario a cancao continuara' ser a mesma. O grito da Renamo ja nao se ouve longe, e assim se precisa uma uniao forte e sem interesses economicos individuais. Uma uniao de Mocambicaos do Rovuma ao Maputo filiados em todas forcoes Politicas,nomeadamente MDM, RENAMO e PAHUMO.

Essa uniao nao pode ser de formar um unico partido politico or desolver os tais partidos mas sim uma uniao conferenciada para que possam desenhar uma estrategia adequada para um sistema de Federalismo normalizado e com um governo nacional legalmente eleito.

Reflexao sobre Mocambique!

No comments: