BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, May 10, 2010

PORTUGAL DIRECCIONA APOIOS À CIDADE DA ILHA DE MOÇAMBIQUE

Em projectos sociais e de rendimento
Através da sua Embaixada em Maputo, Portugal vai duplicar os seus apoios à população da cidade de Ilha de Moçambique, através de financiamentos à várias infra-estruturas sócio-económicas a serem implantadas na Vila do Milénio do Lumbo.
Segundo Vasco Lino, director nacional de Investigação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no Ministério da Ciência e Tecnologia, grande parte da população do Lumbo irá beneficiar de apoio português para a criação de projectos de geração de rendimento.

De acordo com aquele responsável, o financiamento português contempla, ainda, a expansão da rede de abastecimento de água potável à região continental da ilha, cujos moradores enfrentam sérios problemas para obtenção de água de qualidade para o consumo humano.
A intenção de apoiar à população do Lumbo havia sido manifestada pelo Secretário do Estado de Portugal, aquando da sua visita à cidade da Ilha de Moçambique em 2008, e consolidada através de um acordo assinado entre o governo daquele país e de Moçambique.

Fernando Carvalho, Conselheiro na Embaixada portuguesa disse, há dias, que o país financia o Programa Vilas do Milénio do Lumbo, porque se trata de uma forma de intervenção directa às comunidades e permite que determinadas pessoas ou regiões possam atingir um desenvolvimento célere.
Para concretizar este acordo, segundo nos foi informado, uma equipa técnica portuguesa escalou no ano passado àquela cidade para estudar a viabilidade de extensão da rede de distribuição de abastecimento de água, sobretudo em relação ao populoso bairro de Sanculo. Os resultados deste estudo estão a ser aguardados com enorme expectativa, uma vez que a população continua a recorrer-se à fontes alternativas para obter água para o seu consumo
Lumbo localiza-se na parte continental da Ilha, com uma população estimada em 27.500 habitantes, o correspondente a 65 por cento de toda população do distrito. E está inserido no programa Vilas do Milénio criadas pelo governo, programa que vai servir de mais um suporte de combate à pobreza, através de transferência de tecnologias às comunidades rurais e urbanas.
O país conta, presentemente, com cinco vilas do milénio, nomeadamente Chibuto e Lionde, na província de Gaza; Malua, na Zambézia; Itoculo e Lumbo, em Nampula, com o apoio do Japão e Portugal, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Ministério da Ciência e Tecnologia disse que está a negociar com outros parceiros a possibilidade de financiamento para estender o Programa Vilas do Milénio para Chitima e Nangade, nas províncias de Tete e Cabo-Delgado, respectivamente.
WAMPHULA FAX – 05.05.2010

No comments: