BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, May 31, 2010

Nacala importa maquinaria para fábrica de biocombustível

ESTÁ em curso o processo de importação da maquinaria para a instalação da fábrica de biocombustíveis no distrito de Nacala-a-velha. Trata-se da primeira unidade fabril do género a ser implantada na província setentrional de Nampula, cujo custo é de 20 milhões de meticais.
Maputo, Segunda-Feira, 31 de Maio de 2010:: Notícias
Segundo Daniel Chapo, administrador de Nacala-a-velha, os proprietários do empreendimento, o grupo AVIAM, LDA, de capitais mistos (italianos e moçambicanos), já se encontram naquele país europeu para os procedimentos alfandegários, que permitirão o envio dos equipamentos para Moçambique.

“A parte italiana esteve há dias em Moçambique, depois de ter participado na reunião de auscultação da sustentabilidade da produção dos biocombustíveis no país, rumaram para Itália com a promessa de início, para breve, do processo de envio dos equipamentos para a futura fábrica”-referiu a fonte.

Para além da instalação da fábrica de produção de biocombustíveis com recurso à Jatropha, o projecto contempla o plantio de dez mil hectares daquela cultura. O mesmo foi aprovado em Dezembro de 2008, pelo Ministro de Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuerenia, tendo o governo de Nampula entregue aos interessados os primeiros mil hectares, para implantação dos viveiros, enquanto se aguarda pelo despacho do Ministério da Agricultura, para a permissão de ocupação de outros nove mil hectares, autorização que só aconteceu este ano.

A jatropha curca, também conhecida por pinhão-manso, é nome científico de um grupo vastíssimo de espécies de jatropha cultivados no mundo inteiro. O cultivo desta planta, que serve para, entre outras aplicações, extracção de óleo vegetal, apresenta as seguintes vantagens:

Pode ser produzido em terras menos férteis, oferece facilidades de produção, gera emprego fixo no campo, sem precisar de mão-de-obra qualificada, o seu plantio recupera solos degradados, controla a erosão, pode ser plantada em áreas onde a agricultura mecanizada é incipiente para além de dar lucros para quem a pratica.

O processo de extracção do óleo vegetal da jatropha curca, que é uma gordura obtida através daquela planta, pode ser química, à semelhança do que se pretende fazer em Nacala-a-velha.

Cálculos indicam que, em situação de uma campanha bem sucedida, o rendimento por hectare é de cinco toneladas de sementes, o que possibilita a produção de 1600 litros de óleo vegetal.
Poderá também gostar de:

No comments: