BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, April 12, 2010

Novo partido político criado hoje em Nampula

UMA nova formação política denominada Partido Humanitário de Moçambique, PAHUMO, de ideologia centro-direita, apresenta-se publicamente hoje, na cidade de Nampula.
Maputo, Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010:: Notícias
A agremiação foi fundada por um grupo de políticos que até as eleições presidenciais e legislativas e das assembleias provinciais de 28 de Outubro último militavam na Renamo, no Movimento Democrático de Moçambique, MDM, e Partido para a Paz e Democracia (PDD), na oposição.

Fonte segura da comissão fundadora confirmou a nossa Reportagem que Cornélio Quivela um político que durante uma década ocupou o cargo de delegado político da Renamo na província de Cabo Delgado, tendo também sido deputado, reúne o consenso dos seus correligionários para assumir a presidência do partido.

A sua eleição poderá ocorrer num escrutino interno a ser organizado após a concretização do registo do partido junto das instâncias competentes.

Para completar os três outros lugares do órgão directivo, poderão concorrer outras figuras conhecidas na arena política local, nomeadamente Filomena Mutoropa e Leudério Cipriano que logo após o escrutínio de 28 de Outubro, abandonaram o MDM de Daviz Simango, onde ocupavam as funções de delegada política adjunta e chefe provincial de formação e quadros, respectivamente.

Soubemos ainda que o ex-chefe da bancada parlamentar da Renamo, União Eleitoral na Assembleia da República na quinta legislatura e delegado regional norte da “perdiz” Ossufo Quitine, falecido no ano passado, constava da lista das figuras apontadas para integrarem a cúpula do PAHUMO. Para preencher a sua vaga, foi repescado o empresário baseado no distrito de Chiúre, em Cabo Delgado, Eduardo Pintane que já foi parlamentar na Assembleia da República, pela Renamo-União Eleitoral.

Para secretário-geral há fortes probabilidades do cargo vir a ser confiado a José Henrique Lopes, que se iniciou na vida política na Renamo, onde chegou a assumir as funções de delegado político provincial, em Nampula, deputado na AR, tendo militado depois no PDD, de Raul Domingos.

A nossa fonte referiu que depois da sua apresentação pública, o PAHUMO vai desdobrar-se em esforços com vista a mobilizar membros para engrossar as suas fileiras, privilegiando mulheres, jovens, estudantes, académicos, religiosos e agentes económicos.

Carlos Tembe

No comments: