UMA nova formação política denominada Partido Humanitário de Moçambique, PAHUMO, de ideologia centro-direita, apresenta-se publicamente hoje, na cidade de Nampula.
Maputo, Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010:: Notícias
A agremiação foi fundada por um grupo de políticos que até as eleições presidenciais e legislativas e das assembleias provinciais de 28 de Outubro último militavam na Renamo, no Movimento Democrático de Moçambique, MDM, e Partido para a Paz e Democracia (PDD), na oposição.
Fonte segura da comissão fundadora confirmou a nossa Reportagem que Cornélio Quivela um político que durante uma década ocupou o cargo de delegado político da Renamo na província de Cabo Delgado, tendo também sido deputado, reúne o consenso dos seus correligionários para assumir a presidência do partido.
A sua eleição poderá ocorrer num escrutino interno a ser organizado após a concretização do registo do partido junto das instâncias competentes.
Para completar os três outros lugares do órgão directivo, poderão concorrer outras figuras conhecidas na arena política local, nomeadamente Filomena Mutoropa e Leudério Cipriano que logo após o escrutínio de 28 de Outubro, abandonaram o MDM de Daviz Simango, onde ocupavam as funções de delegada política adjunta e chefe provincial de formação e quadros, respectivamente.
Soubemos ainda que o ex-chefe da bancada parlamentar da Renamo, União Eleitoral na Assembleia da República na quinta legislatura e delegado regional norte da “perdiz” Ossufo Quitine, falecido no ano passado, constava da lista das figuras apontadas para integrarem a cúpula do PAHUMO. Para preencher a sua vaga, foi repescado o empresário baseado no distrito de Chiúre, em Cabo Delgado, Eduardo Pintane que já foi parlamentar na Assembleia da República, pela Renamo-União Eleitoral.
Para secretário-geral há fortes probabilidades do cargo vir a ser confiado a José Henrique Lopes, que se iniciou na vida política na Renamo, onde chegou a assumir as funções de delegado político provincial, em Nampula, deputado na AR, tendo militado depois no PDD, de Raul Domingos.
A nossa fonte referiu que depois da sua apresentação pública, o PAHUMO vai desdobrar-se em esforços com vista a mobilizar membros para engrossar as suas fileiras, privilegiando mulheres, jovens, estudantes, académicos, religiosos e agentes económicos.
Carlos Tembe
No comments:
Post a Comment