BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, March 23, 2010

"MDM" PARTIDO DE IRMAOS E CONTERRANEOS DA BEIRA



Quando o MDM se formou em Marco do ano passado, o mesmo era considerado e visto como fosse um partido de salvacao da democracia Mocambicana. Outros observadores e analiticos politicos ja olhavam o MDM como um partido tipicamente da Beira, ou apenas uma Renamo renovada. Porem, muitos o viam com o posetivismo e ja descreviam MDM como fosse um partido nacional d realidade Mocambicana e inclusivo, mas estes nao sabiam de facto o que estava detras dos politicos dirigentes deste partido.

Depois de um ano de formacao desta forca politica Mocambicana, ficamos a saber que o MDM e' de facto um partido politico pertencente aos dois irmaos (SIMANGOS) e em conjugacao de um grupo de conterraneos da cidde da Beira dessistidos da Renamo devido a umaambicao prolongada.

Nao tao diferente da Renamo que a tomada de decisoes ficou centralizada e procurou estblecer um equilibrio nacional na sua direccao, doutro lado o MDM procurou establecer um ninho de direccao constituida por conterraneos da Beira o que faz com que muitos o classifique agora como partido da Beira. Sobretudo Beirnces, descendentes da Renamo movido com uma ambincao baseada no facto historico do Falecido Rev. Urias Simango.

Nao seria mau construir uma oposicao tao forte em Mocambique que fosse inspirada nas ideias do Dr. Rev. Urias Simango,mas o que esta se verificando agora e' uma hemogenia de Buzi. Os Makuas, Tshankanes, Makondes , Rongas e os Jawas, Nhanjas,e Manhungues ja estao a classificar MDM como um partido de Buzi, muito mais depois da escolha do seu Secretario Geral Ismael Mussa que tambm e' da Beira, assim como o seu Presidente. Bem, nao constitue novidade, poi os mesmos tem afirmdo que este partido , MDM e' da Beira.

Entrtanto uma coisa esta falhando no seio do MDM depois da escolha do seu SG. Ate' aqui, existm aqueles que nao se sentem bem acomodados no MDM depois do encontro de Quelimane. Muitos desses sao aqules que com espranca aquardavam com um grande desejo de ver a direccao do MDM diversificao. Esses individuos ja projectavam a Sra. Maria Moreno, do Norte de Mocambique como a sua SG, num conceito de um MDM inclusivo e deversificado regionalmnte. Infelizmente! O MDM falhou a oportunidade e talvez passou a ser um partido desconfiado. Existem aqueles que mesmo dentro da comissao politica dizem: "Muitos queriam a Maria Moreno como SG do MDM"

Mas entao, oque e' que acontceu? "UMA AMBICAO DEMASIADA" com interesses de conterraniedade. Orgulho de se olhr como quem fundou e foi para Europa pedir dinheiros. Sim foi isso. Foi assim que este MDM ficou partido privado e assim a Frelimo ou mesmo a Renmo vao usando estas atitudes como sua arma contra MDM nas proximas eleicoes caso o MDM nao se organize inclusivamente.
Dai se conclue que o MDM perdeu a chance de se mostrar como um prtido inclusivo e democrtico, pssando a ser considerado um prtido "TRIBALISTA" de um nucleo da cidade da Beira.

Bem Haja MDM!!!!

No comments: