BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Sunday, March 28, 2010

Jazigos de calcário podem ser explorados duzentos anos

PESQUISAS com vista a apurar o potencial de calcário na costa do distrito de Nacala, Província de Nampula, concluíram a existência de enormes quantidades daquele minério cuja exploração pode ser feita durante 150 a duzentos anos. Esta descoberta abre uma nova era para a indústria de cimento para construção cuja produção depende do “clinker” que resulta da transformação do calcário.Maputo, Terça-Feira, 30 de Março de 2010:: Notícias
As pesquisas, que terminaram em finais do ano passado, foram encomendadas por entidades governamentais e desenvolvidas por um consórcio do ramo de minérios. Resultados adicionais concluíram que os jazigos do mineral localizados em toda a costa de Nacala, encontram-se saturados e a transbordar por falta de exploração para os fins apropriados.

Mendes Tomo, director dos serviços de actividades económicas no distrito de Nacala, explicou ainda que o estudo foi recomendado para identificar o potencial de calcário existente naquela região visando a instalação de mais fábricas de cimento de construção civil em diferentes pontos do país com condições para o efeito.

A região norte do país que se abastece através de duas fábricas localizadas na cidade portuária de Nacala ressente-se da escassez de cimento o que tem inviabilizado os planos do governo no contexto de desenvolvimento das infraestrururas sociais cuja necessidade de expansão é premente. Tal situação resulta da aparente incapacidade financeira dos gestores para adquirir o “clinker” em quantidades julgadas suficientes para abastecer as suas fábricas.

O país desembolsa somas consideráveis em divisas para garantir a importação de “clinker” que é a matéria prima para o cimento, nos mercados da Argentina, Estados Unidos da América e Indonésia, situação que poderá inverter-se com a extracção e transformação do calcário de Nacala-porto para abastecer as fábricas em funcionamento e os que abrirão no futuro marcando uma nova era para o sector.

Mendes Tomo, avançou que já houve interesse de vários investidores em desenvolver pesquisas visando apurar o potencial dos jazigos de Nacala, passo que iria antecipar o processo de procura de mercado ao nível interno para a sua colocação.

Ainda em Nacala, está confirmada a existência de quantidades significativas de argila e fosfato nos jazigos localizados nas praias Mahelene, para onde se assiste a uma corrida desenfreada de investidores desde que aquele ponto da província de Nampula foi declarada Zona Económica Especial, onde os projectos gozam de isenção de obrigações aduaneiras

No comments: