BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, February 26, 2010

A ser conhecido neste fim-de-semana na Beira Mussá, Moreno, Nkomo e Colaço na corrida a SG do MDM



Fonte: SAVANA 25 Feb, 2010

O Secretário-geral (SG) do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) será conhecido neste final de semana, na cidade da Beira, capital provincial de Sofala, em mais uma reunião nacional. Para o cargo concorrem figuras como Ismael Mussá, Maria Moreno, Bernabé Lucas Nkomo e João Colaço. O encontro irá ainda eleger membros da Comissão Política já que a anterior foi destituída por Daviz Simango.



Dez meses depois da sua fundação como partido polí­tico, ou seja, oito meses depois do prazo dado pelo respectivo presidente, Daviz Simango, o MDM vai final­mente ter o esperado SG.

Fontes próximas do MDM contaram ao nosso jornal que, não obstante os esta­tutos do partido darem po­deres ao presidente para indicar o SG, o movimento decidiu abrir espaço para que qualquer figura ligada à organização manifestasse interesse.

É dessa forma que um total de seis membros tives­sem manifestado a sua dispo­nibilidade em dirigir a direcção executiva do par­tido.

Além dos acima citados concorrem ainda para o cargo Abdul Satar e Albano Carige.

Com estes nomes na mesa, caberá a Daviz Si­mango encontrar uma figura con­sensual, flexível, dinâ­mica e capaz de corres­ponder aos anseios do par­tido nos desa­fios que se aproximam.

Segundo fontes daquele movimento politico, embora seja grandemente con­tes­tado no seio dos partidários, Ber­nabé Lucas Nkomo é a aposta principal de Simango.

A contestação da figura de Nkomo a SG do MDM terá iniciado na última reunião nacional do partido. Contam fontes que foi devido a essa pressão que terá obrigado Daviz Simango a se livrar da sua Comissão Política.

Foi na quarta-feira da semana passada, 10 de Fe­vereiro, que Daviz Si­mango dissolveu a Comissão Política (CP) do seu partido alegando que pretendia imprimir uma nova dinâmica no funcio­namento daquela organização política.

O acto terá provocado um certo mal-estar entre alguns membros do partido que se diziam prejudicados com as medidas de Simango, ha­vendo vozes que já com­param os seus métodos com os de Afonso Dhlakama.

Faziam parte da Co­missão Política do MDM Ivete Fer­nandes, Geraldo Car­valho, Alcinda da Conceição, Elias Impuire, José Do­mingos, Albano António, José Lobo, Eduardo da Silva, Abdul Satar e Agostinho Ussore.

Contactado pelo SAVANA na mesma semana Daviz Simango reconheceu ter dis­solvido a CP em cum­primento das reco­men­da­ções da última reunião do CP alargada.

Segundo Simango o en­contro que analisou o de­sempenho do partido nas últimas eleições gerais e provinciais concluiu que é necessário fortificar o mo­vimento para encarar os futuros desafios com maior energia possível.

Assim, uma das decisões tomadas foi de que devia-se colocar pessoas certas em lugares certos.

Em vez de fragilizar o partido, Simango entende que a atitude irá tornar a orga­nização mais dinâmica.

Negou que haja intenção de nomear Bernabé Lucas Nkomo como secretário-geral (SG) além de que este está a chefiar o Depar­tamento de Formação Qua­dros.

No comments: