BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, January 22, 2010

Sera' que a Nomecao Diversificada Regional dos Governantes Resolvera' os Problemas dos Mocambicanos?

Assistimos recentemente o PR Guebuza apostado na nomeacao balancada regional da sua equipa governativa. Para quem de facto possa ver com olhos de ver chega a uma conclusao que apenas o Presidente esta' para satisfazer algumas perguntas e duvidas que tem estado detras de cabecas de varios Mocambicanos do Rovuma ao Maputo.

Sera' que a nomeacao do Aires Aly um natural do Niassa, como PM resolvera' o problema de neocolonialismo em Mocambique? Nao, e nao mesmo.

Os problemas do neocolonialismo em Mocambique somente acabarao caso existir uma vontade do povo Mocambicano sobre tudo o do norte e centro do pais chegar a um ponto de saturacao e dizer , " Chega". Contudo isso e' dificil por enquando pois a Frelimo conseguiu ate aqui introduzir nas cabecas dos escolados dessas zonas que tudo que eles fazem e ganham so podera acontecer apenas com a Frelimo. A Frelimo ja controla por sua influencia doctrinal a cerca de 75% dos intelectuais e este assunto e' um problema grave.

Os governantes recentemente nomeados todos ja estavam colados com os principios da Frelimo sem nenhuma visao nacional mas sim apenas a repararem nas suas vidas baseadas nas cidades de Maputo. Mocambicanos nao Precisam Governadores do Niassa or da Beira que sao naturais daquelas proprias regioes mas sim desde que os tais governantes defendam os interesses do povo e tenha uma visao do bem estar de todo Mocambique independetimente da sua origem. Isso para dizer que um de Nampula pode ser Governador de Maputo desde que o mesmo tenha qualidades e possa demonstrar conhecimentos para levar a cabo o seu plano governativo para o bem estar da populcaoa do Maputo.

Nos vimos com Ex PR Chissano que nomeou O Sr. Rosario Mualeia para governador de Nampula, so porque ele era de Nampula. O chissano precissava de acalmar os Nampuleses que nunca tinham ouvido que alquem da sua provicia teria sido nomeado governador ou ministro, mas nada aconteceu do bem naquela provincia pois o Mualeia nao tinha nenhum interesse de governar o povo de Nampula, apenas o seu interesse era pessoal e de representar o Sr Chissano nas suas agendas deixando enterrado o objectivo principal de governacao , que e' o do providenciar uma destribuicao equelibrada dos servicos aos cidadaos, contribundo de tal maneira o interesse de desenvolvimento nacional.

Portanto mesmo que O PR nomeie alquem do norte como PM de Mocambique, esse alquem nao fara' nada de bom sem que o mesmo esteja livre e independente na sua accao governativa mas sem entrar em contraste com os planos da legislacao. Mas isso sera' dificil em Mocambique onde os dirigentes executivos, legislativos e ate do corpo judiciario sao obrigados, manipulados e controlados para defenderem os interesses do partido Frelimo no poder e seu governo que se faz de dono de Mocambique.


Sinceramente e' bom deversificar os poderes governativos regionalmente, mas com a Frelimo isso sera' nada e apenas nada mesmo.
A questao sera' so resolvida quando os novos quadros ja formados nas provicias do Norte, centro e sul do pais ,serem capazes de lutar para um interesse entegral e comum do bem estar do povo Mocambicano, nao apenas da Frelimo.

E' triste, porque a Frelimo gosta ver isso. Pois um candidato para Presidencia da Republica que seja do Norte ou Centro do pais sera' consederado estranho pelo povo do sul e e' por isso que a Renamo ate hj nao consegue a ter muitos membros no Sul do pais. Esta e' uma cultura que deixa entender que o povo do sul foi politizado e doctrinado qe a Frelimo e' um Partido do sul e outros partidos nao representarao os seus interesses?

E porque que o povo do norte nao faz o mesmo? Porque e' que o povo do norte nao vota apenas os nortenhos ou do centro que sao proximo? Sera que nao sentem ou nao estao a observar isso tudo?

O povo do norte sempre percebeu que Mocambique pertence aos Mocambicanos independentimete das suas origens. O povo do sul ficou envenenado pela Frelimo que logo apois a idependencia teria nomeado todos seus Ministros , governadors e Administratores apenas do sul do pais. E assim o povo do sul do pais pegou a mansagem da Frelimo ate hoje e acha que isso e' a verdade e a Frelimo nunca se interessou em retificar esta atitude muito ma. Tornado assim o povo do com uma cobartia e arrogancia do poder politico e administrativo do pais inteiro, tornado assim, monopolista de todo Mocambique.

Isso deve acabar ja os nortenhos e centristas deverao acabar com tudo isso. As Universidades do centro e as do norte devem educar os seus quadros como o pais devera' ser governado na base da justica para que eles possam conseguir descobriir esta anomalia. O poder deve ser equilibrado apenas entragando todo ele nas maos do povo e que haja uma distribuicao equilibrada nao so de governadores or Minstros , mas sim duma economia que acomoda mecanismos que facilita ao povo Mocambicano de determinar os seus interesses economicos.


Paz.

No comments: