BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, January 28, 2010

Chuvas inundam e param cidade de Maputo



Mais uma vez

A precipitação registada em Maputo entre a madrugada e manhã de ontem atingiu cerca de 100 milímetros, segundo apurou a AIM junto ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.
Mais uma vez o sistema de saneamento levado a cabo pelo Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) mostrou-se incapaz face às necessidades da urbe. A chuva que caiu ontem, em Maputo, inundou por completo algumas partes da cidade com mesmo nome, e muitos foram os estabelecimentos comerciais que não abriram as suas portas devido à vaga de chuva que se fez sentir.

As avenidas 25 de Setembro, Guerra Popular, bem como a avenida Samora Machel, foram as mais afectadas, o que causou enormes dificuldades de transitabilidade.

Literalmente, diga-se, a cidade parou. carros submersos, estabelecimentos comerciais fechados. Foi um cenário bastante crítico, aliás, o ambiente ontem vivido é recorrente sempre que uma vaga de chuva cai na cidade capital.

A chuva também afectou o tráfego, pois os transportes públicos e privados operaram com muita dificuldade, principalmente os que circulam no sentido Matola - cidade de Maputo. As longas filas de viaturas chegaram a atingir mais de cinco quilómetros, o que fez com que algumas pessoas chegassem tarde aos seus postos de trabalho, tendo outras, após várias horas na tentativa de se fazerem aos seus postos, optado por regressar às suas casas.

Várias foram as críticas lançadas pelos munícipes ao Conselho Municipal da Cidade de Maputo e todas centram-se na incapacidade do sistema de esgoto em face das necessidades actuais.

Numa tentativa de amainar a situação, o Conselho Municipal enviou uma equipa de saneamento para aliviar as sarjetas que se encontravam entupidas de lixo.


Source:http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=4252:chuvas-inundam-e-param-cidade-de-maputo&catid=45:sociedade&Itemid=176

No comments: