BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, December 30, 2009

A Politica em Mocambique Daqui a 4 Anos- (2014)

A politica Mocambicana esta' desenvlvendo com uns contornos caracterizados por muitos factores mas pode se predictar que daqui a 4 anos Mocambique levera' uma ountra visao politica.
Os factores mais focantes que dificultam a implementacao duma politica viva e democratica em Mocambique nao constituem uma novidade para humanidade em geral, mas sim sao os mesmos registados nos paises hoje chamamos desenvolvidos or democrticos durante as suas revolucoes democraticas.

1- Falta de desenvolvimento economico
2- falta de educacao ( Anafabetismo)

Estes dois factors, podem consumir um tempo de um povo na ideficacao, definicao e implementacao de suas politicas transparentes e democraticas em geral. Entretanto, Mocambique ja esta' ultrapassando estas dificuldades o facto que permitira' com que a politica Mocambicana possa vir mudar daqui a 4 anos.Porem, as eleicoes realizadas em Mocambique durante os anos 1994, 1999, 2004 e o ano que agora se finaliza foram bem assolados e influenciados por factores acima citados, contudo Mocambique milhorou em cada espaco de tempo, o que permitira' para um registo duma viragem politica durante as proximas eleicoes Presidencias e legislativas do ano 2014.

A implementacao de educacao equidadiva ou equeilibrada implementado pelo governo Mocambicano, por examplo na criacao de isntituicoes do ensino superior do estado e de esnino privados na provincias do norte e centro do pais nao so podera' resultar de benificios positivos a sociaedadee e ao governo mas tbem o partido Frelimo que vem governando o pais deste 1975 se sentira' pressionado para uma mudanca politica dramatica em Mocambique, desde que os intelectuais produzidos nesses ensinos possam exercer seus deveres de intelectualidade.

Esta situacao e' ja bem sabida pela Frelimo e o seu governo e podemos dizer que sera' irreversivel. E' de salientar que estes resultados nao podem ser vistos como negativos, ou como fossem ameacas politicas por parte da Frelimo o que nalguns casos pode vir acontecer. Entretanto, a Frelimo devia se orgulhar dessas mundancas que se tem registados e que permitirao o amadurecimento do seu povo para implementacao duma democracia duradoura.

Tambem se pode confirmar que o desenvolvimento economico esta' decorrendo num ritimo normal embora o mesmo decorra a velocidade de camaleao. A abertura e reabilitacao de beneficios capitais como no caso de vias de comunicacoes, estradas e outros permetirao o melhor entendimento da politica devido a boa intereccao e communicacao do povo Mocambicano.

Em facto, se pode acreditar que nao esxiste nenhum pais onde a sua politica podera avancar em mudancas politicas sem que o seu povo seja bem educado e equipado com uma economia bem organizada. Isso para se confirmar que qualquer desenvolvimento politico e economico dum pais depende do desenvolvimento da sua forca de trabalho e suas enfrastructuras nelas montadas.

Neste contexto se pode concluir que o nascimento do Movimento Democratico de Mocambique -(MDM) e' o resultado deste desenvolvimento que cada vez mais se tranforma em um movimento revolucionario, embora as revalidades internas dentro da Renamo tambem sejam considerados de contribuintes. O surgimento do Movimento democratico de Mocambique foi precisamente por causa deste desenvolvimento politico que e' catalizado na melhorias de educacao e desenvolvimento economico e se formos a ver e analizar as capacidades que este novo partido traz no palco politico Mocambicano, se pode concluir que no ano de 2014, a Frelimo deixa de ser uma forca determinante em Mocambique porque este partido tao gigante podera ter um competitor com recursos humanos adequados para tempo certo e de uma viragem certa!

Paz

No comments: