BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, December 25, 2009

Papa pede paz em meio a temor com sua segurança

Por Philip Pullella

PUBLICIDADE


Sex, 25 Dez, 11h39



CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Bento 16 pediu ao mundo nesta sexta-feira que abandone a violência e a vingança e não mostrou sinais de perturbação depois de uma mulher "instável" saltar sobre ele e levá-lo ao chão na véspera de Natal.


Em sua tradicional mensagem "Urbi et Orbi" para a cidade e o mundo, proferida da sacada central da Basílica de São Pedro, o pontífice cobrou do mundo que redescubra a simplicidade da mensagem de Natal e leu cumprimentos em 65 idiomas.


Enquanto o papa falava a dezenas de milhares de pessoas que estavam na praça abaixo, o Vaticano seguia concentrado no incidente da noite de quinta-feira, que trouxe dúvidas sobre se Bento 16 pode ser protegido durante momentos de contato próximo com o povo.


Susanna Maiolo, de 25 anos, chocou o mundo católico e a segurança do Vaticano ao saltar sobre uma barricada na basílica, agarrar o papa por suas roupas e derrubá-lo ao chão.


O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse na sexta-feira que é impossível fornecer segurança perfeita ao papa porque estar perto das pessoas é parte de sua missão.


"É impossível evitar todas as possibilidades de algo acontecer, mesmo em curto alcance", disse ele a jornalistas.


"O papa quer ter um relacionamento direto, pastoral com as pessoas, no qual você pode tocar crianças, apertar a mão e fazer o que quiser e o que as pessoas querem que você faça", afirmou Lombardi.


Em sua mensagem "Urbi et Orbi", o papa disse que as pessoas deveriam "abandonar toda lógica de violência e vingança e se engajar com vigor e generosidade renovados no processo que leva à coexistência pacífica".


Bento 16 afirmou que, apesar de o mundo viver uma grave crise financeira, ele também é afetado "ainda mais por uma crise moral e pelas dolorosas feridas de guerras e conflitos".

No comments: