BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Wednesday, November 25, 2009

Renamo retira pedido de organização de manifestações


Quarta, 25 Novembro 2009 09:39 Atanásio Marcos .Afonso Dhlakama, líder da Renamo




Convocado em protesto aos resultados eleitorais de 2009.
As manifestações convocadas pela Renamo em 2000/2005 em protesto aos resultados das eleições gerais de 1999 e intercalares provocaram 53 mortos

A Resistência Nacional de Moçambique, Renamo, acaba de retirar o pedido de realização de manifestações, que havia formulado ao governo em protesto aos resultados eleitorais de 28 de Outubro passado, nas quais Armando Guebuza e a Frelimo foram os grandes vencedores.

A nossa fonte, ligada ao governo, não avançou as razões que levaram a Renamo adiar as manifestações que, inicialmente, haviam sido agendadas para este mês sine die.

Ontem, o porta-voz do governo, Luís Covane, disse no habitual briefing, após a sessão do conselho de ministros, que o governo está preparado para atender a manifestação, desde que na mesma seja seguido, escrupulosamente, o preceituado na constituição da república.

“Nós temos os moçambicanos que são pacíficos e promovem uma cultura de paz e estabilidade. Não problemas em as pesso as interessadas realizarem manifestações, desde que as mesmas ocorram ao abrigo daquilo que está legislado no país sobre o direito às manifestações”, referiu Covane.

Refira-se que, no pretério fim-de-semana, a comissão política da Renamo, alargada aos delegados políticos provinciais, esteve reunida na cidade de Nampula, num encontro em que Afonso Dhlakama reiterou a posição relativa às manifestações a nível nacional.

Na altura, o líder da Renamo tranquilizou aos moçambicanos e a comunidade internacional, ao dizer que o seu partido jamais pegaria numa AK 47 para contestar os resultados das eleições.

No comments: