BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Saturday, June 13, 2009

Moçambique e China trabalham na construção de estádio




Intenção do país africano é receber amistosos antes da Copa do Mundo

Natalia da Luz
Maputo, Moçambique
Tamanho da letra
A- A+




Natalia da Luz/GLOBOESPORTE.COM
Responsável pela obra, engenheiro Celse Mapjaia mostra a planta do estádio Se a intenção de Moçambique é abrir as fronteiras em prol de um bom proveito da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o país vem conseguindo. Trabalhando em conjunto, 260 chineses e 700 moçambicanos dão forma às toneladas de ferro e areia que ocupam os 32 hectares do terreno onde é construído o estádio nacional.



Antes de entrar, o engenheiro responsável pela obra mostra, a partir da planta, como ficará o estádio que terá direito a restaurantes, bares e lojas.

- É um projeto grande feito em parceria com a China. Eles desenharam o estádio e nós aprovamos - contou Celse Mapjaia, se referindo à contribuição estrangeira, ressaltando que o estádio vai receber amistosos de seleções antes da Copa do Mundo.




Novo estádio, com capacidade para 42 mil pessoas, terá restaurantes, bares e lojas. Custará U$S 57 milhões (cerca de R$ 100 milhões)
Os trabalhadores orientais vêm por força dos acordos de cooperação econômica entre os governos de Moçambique e China.

- É uma parceria antiga que engloba várias áreas. Para a construção do estádio, especificamente, eles moram em um conjunto habitacional dentro do próprio estádio – revelou Celse apontando para as casas.



Natalia da Luz/GLOBOESPORTE.COM
Chineses e moçambicanos trabalham juntos na construção do estádio Morar, literalmente, ao lado do trabalho otimiza o tempo e faz render ainda mais um turno surpreendente: 24 por 24 horas!
- Colocamos grupos em ação até mesmo durante a noite. Nesse período, eles realizam um trabalho de cofragem (pôr as vigas de ferro) para acelerar o processo. É bem tranquilo e sem riscos – afirmou.

Não só os trabalhadores vêm do país asiático, mas também todo o ferro usado na construção do estádio. No total são 17 mil toneladas que, aos poucos, viram arquibancadas.

Do centro da cidade de Maputo até o estádio, que vai custar U$S 57 milhões (cerca de R$ 100 milhões), o GLOBOESPORTE.COM levou 40 minutos, mas o trajeto será bem mais curto. Em 15 minutos, os visitantes estarão no portão do estádio assim que uma linha expressa (em desenvolvimento) ficar pronta.



Do lado de fora, o estacionamento terá espaço para 2.500 carros. Dentro, o estádio vai receber 42 mil pessoas.

saiba mais
Blatter critica o COI por não colocar a África no rodízio de continentes
Blatter compara Cristiano Ronaldo a grandes astros da música
FOTO: confira Paris Hilton e a lista de beldades de Cristiano Ronaldo

--------------------------------------------------------------------------------

1 comment:

Silva said...

Fiquei muito contente em saber que um pais irmão, tem tido progrsso.
Abraço.