BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, June 8, 2009

Daviz Simango confirmado candidato do MDM às presidenciais


Domingo, Junho 07, 2009



O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Moçambique confirmou Daviz Simango como candidato às eleições presidenciais de Outubro, que decorrem em simultâneo com eleições legislativas e provinciais.


Reunido durante dois dias em Nampula, norte de Moçambique, o novo partido aprovou também o regimento interno e traçou a estratégia para as eleições gerais de 28 de Outubro, disse à Lusa Barnabé Nkomo, da direcção do MDM.

O MDM foi criado a 07 de Março deste ano, tendo sido eleito presidente Daviz Simango, autarca do município da Beira, centro de Moçambique.

Daviz Simango, o primeiro candidato independente a ganhar a presidência de um município em Moçambique, foi expulso da RENAMO (maior partido da oposição) em 2008, depois de desobedecer à decisão do partido de não se candidatar a mais um mandato para a Beira. Acabou concorrendo como independente e ganhou por larga margem, formando de seguida o novo partido.

O Conselho Nacional, a primeira grande reunião do partido, que juntou cerca de duas centenas de pessoas, optou por não eleger um secretário-geral, “uma questão de estratégia interna”, disse também o responsável.

O MDM, disse, vai concorrer em todas as províncias. O novo partido espera eleger entre 50 a 100 deputados à Assembleia da República de Moçambique, segundo o seu presidente, em declarações ao jornal “A Verdade”.

O Conselho Nacional terminou na tarde de hoje com um comício. Daviz Simango vai agora visitar vários distritos do norte de Moçambique durante duas semanas, regressando depois à Beira.

“O nosso trabalho agora é começar a preparar a campanha para as eleições gerais”, disse Barnabé Nkomo.

Fonte: o texto do O País e a foto do jornal @ Verdade

No comments: