BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Friday, May 16, 2008

Refinaria de Nacala vai custar cinco biliões de dólares

O projecto de construção de uma refinaria de petróleo em Nacala-à-Velha, na província de Nampula, começou a dar os primeiros passos com vista à sua concretização. Ontem foram assinados os acordos destinados ao desenho do empreendimento.
Imprimir Enviar a amigo
Comentar (0)



O documento do entendimento foi rubricado entre a Ayr Development Group, Limited, companhia subsidiária da Ayr Logistics Limited do Texas, financiadora do projecto Ayr Petro-Nacala, e o construtor Group Five International, Limited.

Paralelamente, uma companhia norte-americana, de parceria com uma empresa moçambicana, deverá encarregar-se da realização de estudos de impacto ambiental definitivos.

Avaliada em cerca de cinco biliõesde dólares, a refinaria de Nacala terá capacidade, segundo os proponentes da mesma, para produzir cerca de 300 mil barris de petróleo por dia, contribuindo, deste modo, para a redução significativa dos preços de combustíveis em Moçambique e nalguns países da região. Espera-se, entretanto, que a refinaria esteja operacional em sete anos.

Philip Harris, Presidente do Conselho de Administração da Ayr Logistics, Limited, indicou que, para além de infra-estruturas industriais complementares, projectos habitacionais e outros de natureza social, o seu grupo irá financiar a construção de um centro de formação vocacional que servirá os residentes de Nampula com vista a participarem directamente na construção da refinaria, juntamente com o Grupo Five.

Para além da Ayr Logistics, o centro estará igualmente sob supervisão do Ministério da Educação, para providenciar pessoal tecnicamente habilitado não só ao projecto de Nacala-à-Velha, mas também para todo o país.

Willie Zeelie, director executivo do Grupo Five, uma empresa com larga experiência na construção de infra-estruturas na África do Sul e no resto de África, no Médio Oriente e na Europa do Leste, considerou, momentos depois de rubricar o acordo, que `o sucesso do projecto da refinaria de petróleo de Nacala-à-Velha é inevitável´.

O Ministro da Energia, Salvador Namburete, que testemunhou a assinatura do acordo juntamente com outros membros do Governo, considerou que o contrato de construção de uma refinaria de petróleo em Nacala simboliza uma nova etapa no processo de desenvolvimento da indústria petrolífera no país. Recordou que é política assente e firme do Executivo privilegiar os esforços do sector privado no desenvolvimento de acções com vista a assegurar o fornecimento de produtos petrolíferos ao mercado nacional.

`O projecto de construção da refinaria de petróleo em Nacala-à-Velha simboliza este esforço e enquadra-se na parceria que temos vindo a desenvolver com o sector privado no nosso país´, sustentou.

Referindo-se aos benefícios, Namburete indicou que a instalação desta indústria vai permitir a transformação do petróleo em produtos acabados, tais como gasolina, gasóleo, petróleo de iluminação e gás de cozinha, não só para o abastecimento do mercado nacional como também para a exportação para países vizinhos.

De igual modo, vai permitir o aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente o porto de águas profundas de Nacala, gerando-se, por conseguinte, postos de emprego que contribuirão para o combate à pobreza e para a promoção do desenvolvimento económico e social do país.

fonte: Noticias/TVM
Artigos relacionados

No comments: