O projecto de construção de uma refinaria de petróleo em Nacala-à-Velha, na província de Nampula, começou a dar os primeiros passos com vista à sua concretização. Ontem foram assinados os acordos destinados ao desenho do empreendimento.
Imprimir Enviar a amigo
Comentar (0)
O documento do entendimento foi rubricado entre a Ayr Development Group, Limited, companhia subsidiária da Ayr Logistics Limited do Texas, financiadora do projecto Ayr Petro-Nacala, e o construtor Group Five International, Limited.
Paralelamente, uma companhia norte-americana, de parceria com uma empresa moçambicana, deverá encarregar-se da realização de estudos de impacto ambiental definitivos.
Avaliada em cerca de cinco biliõesde dólares, a refinaria de Nacala terá capacidade, segundo os proponentes da mesma, para produzir cerca de 300 mil barris de petróleo por dia, contribuindo, deste modo, para a redução significativa dos preços de combustíveis em Moçambique e nalguns países da região. Espera-se, entretanto, que a refinaria esteja operacional em sete anos.
Philip Harris, Presidente do Conselho de Administração da Ayr Logistics, Limited, indicou que, para além de infra-estruturas industriais complementares, projectos habitacionais e outros de natureza social, o seu grupo irá financiar a construção de um centro de formação vocacional que servirá os residentes de Nampula com vista a participarem directamente na construção da refinaria, juntamente com o Grupo Five.
Para além da Ayr Logistics, o centro estará igualmente sob supervisão do Ministério da Educação, para providenciar pessoal tecnicamente habilitado não só ao projecto de Nacala-à-Velha, mas também para todo o país.
Willie Zeelie, director executivo do Grupo Five, uma empresa com larga experiência na construção de infra-estruturas na África do Sul e no resto de África, no Médio Oriente e na Europa do Leste, considerou, momentos depois de rubricar o acordo, que `o sucesso do projecto da refinaria de petróleo de Nacala-à-Velha é inevitável´.
O Ministro da Energia, Salvador Namburete, que testemunhou a assinatura do acordo juntamente com outros membros do Governo, considerou que o contrato de construção de uma refinaria de petróleo em Nacala simboliza uma nova etapa no processo de desenvolvimento da indústria petrolífera no país. Recordou que é política assente e firme do Executivo privilegiar os esforços do sector privado no desenvolvimento de acções com vista a assegurar o fornecimento de produtos petrolíferos ao mercado nacional.
`O projecto de construção da refinaria de petróleo em Nacala-à-Velha simboliza este esforço e enquadra-se na parceria que temos vindo a desenvolver com o sector privado no nosso país´, sustentou.
Referindo-se aos benefícios, Namburete indicou que a instalação desta indústria vai permitir a transformação do petróleo em produtos acabados, tais como gasolina, gasóleo, petróleo de iluminação e gás de cozinha, não só para o abastecimento do mercado nacional como também para a exportação para países vizinhos.
De igual modo, vai permitir o aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente o porto de águas profundas de Nacala, gerando-se, por conseguinte, postos de emprego que contribuirão para o combate à pobreza e para a promoção do desenvolvimento económico e social do país.
fonte: Noticias/TVM
Artigos relacionados
No comments:
Post a Comment