BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Tuesday, January 8, 2008

África do Sul: Nova liderança do ANC apoia Zuma na corrida à presidência

Joanesburgo, 08 Jan (Lusa) - O novo líder do Congresso Nacional Africano (ANC), Jacob Zuma, é o candidato do movimento à presidência da África do Sul em 2009, anunciou hoje o ANC.

tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
Em comunicado, o comité executivo do ANC reitera incondicional e total apoio a Zuma, eleito presidente do movimento na conferência nacional em Dezembro, e garante que Zuma será o candidato do movimento às eleições gerais do próximo ano.

O comité executivo "reitera o seu apoio ao presidente do ANC nestes tempos difíceis", acrescenta o texto, assinado pelo novo secretário-geral do ANC, Gwede Mantashe.

No mesmo comunicado, o comité executivo, que se reuniu segunda-feira em Joanesburgo pela primeira vez desde que foi eleito em Dezembro na conferência de Polokwane (norte), manifesta estranheza pelas novas acusações contra Zuma apresentadas pela Procuradoria-Geral sul-africana em 28 de Dezembro.

Jacob Zuma foi acusado de corrupção, fraude, lavagem de capitais, extorsão e evasão de fiscal num caso que envolve a aquisição de equipamento de defesa para as forças armadas e o fabricante francês Thales.

Esta decisão, considerada uma vingança política pelos aliados de Zuma, poderá impedir a sua eleição para a presidência caso seja condenado.

No comunicado, o comité "reafirma o seu empenhamento em favor da independência da justiça", questionada pelos apoiantes de Zuma, nomeadamente pela confederação sindical Cosatu e pela Liga da Juventude do ANC.

A citação para comparecer perante a justiça, entregue dez dias após a eleição de Zuma, faz começar o processo a 14 de Julho, altura em que o ANC iniciará a campanha para as eleições gerais de 2009.

Em 2005, o Presidente sul-africano Mbeki demitiu Zuma do cargo de vice-presidente depois do seu assessor financeiro ter sido condenado a 15 anos de prisão efectiva.

Apesar do assessor, Schabir Shaik, ter sido condenado por "associação corrupta" com Zuma, quando o processo-crime contra o antigo vice-presidente sul-africano chegou pela primeira vez ao tribunal o juiz mandou arquivá-lo por falta de provas.

Jacob Zuma, de 65 anos, casou segunda-feira, numa cerimónia tradicional zulu, com a quarta mulher e mãe de dois dos seus vários filhos.

AP.

No comments: