Joanesburgo, 08 Jan (Lusa) - O novo líder do Congresso Nacional Africano (ANC), Jacob Zuma, é o candidato do movimento à presidência da África do Sul em 2009, anunciou hoje o ANC.
tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
Em comunicado, o comité executivo do ANC reitera incondicional e total apoio a Zuma, eleito presidente do movimento na conferência nacional em Dezembro, e garante que Zuma será o candidato do movimento às eleições gerais do próximo ano.
O comité executivo "reitera o seu apoio ao presidente do ANC nestes tempos difíceis", acrescenta o texto, assinado pelo novo secretário-geral do ANC, Gwede Mantashe.
No mesmo comunicado, o comité executivo, que se reuniu segunda-feira em Joanesburgo pela primeira vez desde que foi eleito em Dezembro na conferência de Polokwane (norte), manifesta estranheza pelas novas acusações contra Zuma apresentadas pela Procuradoria-Geral sul-africana em 28 de Dezembro.
Jacob Zuma foi acusado de corrupção, fraude, lavagem de capitais, extorsão e evasão de fiscal num caso que envolve a aquisição de equipamento de defesa para as forças armadas e o fabricante francês Thales.
Esta decisão, considerada uma vingança política pelos aliados de Zuma, poderá impedir a sua eleição para a presidência caso seja condenado.
No comunicado, o comité "reafirma o seu empenhamento em favor da independência da justiça", questionada pelos apoiantes de Zuma, nomeadamente pela confederação sindical Cosatu e pela Liga da Juventude do ANC.
A citação para comparecer perante a justiça, entregue dez dias após a eleição de Zuma, faz começar o processo a 14 de Julho, altura em que o ANC iniciará a campanha para as eleições gerais de 2009.
Em 2005, o Presidente sul-africano Mbeki demitiu Zuma do cargo de vice-presidente depois do seu assessor financeiro ter sido condenado a 15 anos de prisão efectiva.
Apesar do assessor, Schabir Shaik, ter sido condenado por "associação corrupta" com Zuma, quando o processo-crime contra o antigo vice-presidente sul-africano chegou pela primeira vez ao tribunal o juiz mandou arquivá-lo por falta de provas.
Jacob Zuma, de 65 anos, casou segunda-feira, numa cerimónia tradicional zulu, com a quarta mulher e mãe de dois dos seus vários filhos.
AP.
No comments:
Post a Comment