Lisboa, 21 Dez (Lusa) - Cerca de 100 famílias da localidade de Bandua foram desalojadas devido às cheias, que afectam também o vizinho Zimbabué, afirmou Sergio Moiane, administrador do distrito de Buzi, província de Sofala.
tamanho da letra ajuda áudio
enviar artigo
imprimir
De acordo com o mesmo responsável do distrito do centro do país, citado pela comunicação social moçambicana, perto de 188 hectares de terras estão inundados, apesar de o nível das águas do Rio Buzi estar a baixar.
A região está sob chuvas intensas desde 7 de Dezembro, segundo relata a agência de informação das Nações Unidas (IRIN), e os efeitos também se fazem sentir nos países vizinhos.
No Zimbabué, há registo de nove mortos e o governo declarou o estado de emergência no distrito de Muzarabani, província de Mashonaland Central, segundo relata o diário Herald.
Nesta província do sudeste do país registam-se dois mortos e 600 famílias foram desalojadas, mas também há relatos de estragos causados pela subida do nível das águas do rio Runde em dois distritos da vizinha província de Masvingo: Chiredzi e Chivi.
No ano de 2007 vários desastres naturais afectaram a África Austral e Moçambique.
O país lusófono viveu no início do ano um período de seca no centro e sul, enquanto que as cheias do Rio Zambeze causaram destruição no norte.
Em Fevereiro, quando o Programa Alimentar Mundial (PAM) assistia mais de 471 mil pessoas, foi o Ciclone Fávio a causar estragos.
PDF.
Lusa/Fim
© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A
No comments:
Post a Comment