BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Monday, November 26, 2007

Se Nao Fosse a Resistencia Contra a Mudanca

Nao existe nenhuma duvida que o nosso lindo pais (Mocambique) seria um dos melhores paises na Africa geralmente em todos aspectos contudo a resistencia contra a mudanca politica e a implementacao da justica social torna o sonho dificil de ser alcansado. Porem recentemente Mocambique mereceu de atencao de muitos elogios e apreciacoes nacionais e mesmo internacionais.

Antes porem nao podemos esquecer darmos os nossos creditos e melhores agradecimentos aos nossos dirigentes mocambicanos que tanto pressionados pela oposicao estao caminhando para o alvo. E' muito importante aqui apontarmos o obstaculo que faz com que Mocambique caminhe a passos de camaleao para o seu destino. "Resistencia contra Mudancas" Bem este grande diabo, conhecido de resistencia contra mudancas e' o mais perigoso diabo que sempre existiu e presiste contra as sociedades com a vontade e desejo de mudar o sistema politico e social.

Nas nossas sociedades Africanas e' muito dificil encontrar dirigentes e politicos com a corragem de combater este diabo e muito mais quando os mesmos forem dado o poder pelo um punhado de pessoas que lhes guia contra o poder da maioria.

Finalmente, o mundo esta' alerto e sobretudo Africa esta com os olhos de olhar virados para Mocambique. Mocambique agora ja' e' contado como um dos paises da Africa que economicamente esta' marcando um passo e mesmo na tecnologia e' mencianado como um dos melhores adaptador tecnico.

A pergunta e', " O que e' que Mocambique e seus dirigentes no poder e na oposicao podem fazer para que o pais alcance o seu sonho Ecno-democratico? Essa pergunta merece uma atencao sobretudo daqueles que pensam que Mocambique mudaria de posicao e o rio Maputo estaria nas margens de Cabo delgado e o ROvuma na ponta de outro caso a Frelimo afastasse do poder. Sobre isto, nao restam duvidas que caso os dirigentes se livrassem do diabo " Resistencia contra mudanca" Mocambique estaria no destino a fechar os olhos.

Neste contexto um ponto deve ser compreendido por todos e esse ponto e' de que a resistencia de mudanca nao esta' somente com aqueles que estao no poder mas mesmo os que estao a procura do poder. A oposicao Mocambicana tambem necessita de adaptar um metodo democratico exemplar em todos aspectos, em facto eles deverao fazer isso baseando-se das actividades contra estrategicas do governo no poder.

O povo Mocambicano e' tambem um dos elementos que tanto da mimos ao diabo "Resistencia contra Mundancas, mas este porque nunca tem sido educado posetivamente pelo governo no que diz respeito a importancia de mudancas politicas e sociais.
O governo no poder desde 1975 tem ensinado ao povo que mudar e' pecado e por isso caso o partido ou a elite no poder sair, Mocambique nao existira'. Isto esta' errado!

Essas minhas expressoes podem vir a serem descordadas por aqueles que ja estao tomados pelo tal diabo e que gostariam mesmo de implementar um ambiente dictatorial em Mocambique como o do nosso velho vizinho que acaba de matar o seu povo de fome mas isso nunca acontecera' em Mocambique.

Entretanto nos temos confianca em eles e que nunca voltarao a atraz pois o povo Mocambicano esta' determinado o diabo "resistencia contra mudancas".

No comments: