BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE

BLOG DEDICADO À PROVINCIA DE NAMPULA- CONTRIBUINDO PARA UMA DEMOCRACIA VERDADEIRA EM MOCAMBIQUE
ALL MENKIND WERE CREATED BY GOD AND ARE IQUAL BEFORE GOD, AND THERE IS WISDOM FROM GOD FOR ALL

Thursday, September 27, 2007

Governantes Africanos sem Vergonha e sem Justica:

Sim, infelizmente ate aqui a Africa chora para uma geracao com uma lideranca verdadeira e com uma visao ambla para o continente, pois os actuais governantes sao secos na medida que nao conseguem aceitar erros cometidos por eles ao ponto se defenderem um ao outro. A dias atras o Primeiro Ministro Britanico Sr. Brown anunciou a sua intencao de baicotar a cimeira UE-Uinao Africana prevista a se realizar em Lisboa e em resposta do seu anuncio alguns governos Africanos incluindo o do senhor Guebuza em Mocambique se pronunciou a favor do seu amigo dictator Zimbabweano.

O mais interessante e’ de ver alguns governos Africanos a clamarem a implementacao do processo democratico nos seus paises e ao mesmo tempo ficando contra ela na medida em que nao consequem criticar e forcar os governos paroquiais e dictatores de Africa mudarem o curso. Claro, nunca e’ possivel o seco criticar e mostrar o caminho ao outro seco por mais o outro clame ter uma visao normal.

O problema de falta de accao de alguns governos Africanos contra o regime e estilo de governacao do governo do Mugabe e’ de caracter comum uma vez que isso demonstra que todos eles sao e agem da mesma maneira com apenas diferente estrategias.

E’ pena que Mocambique se pronunciou a favor da dictatura Zimbabweana na altura que muitos ja’ pensavam que o governo do senhor Guebuza melhoraria as condicoes dos cidadaos mocambicanos e consequentemente contribuiria para o establecimento dum ambiente de boa governcao na regiao atravez do seu exemplo. Sem duvida, essa ideia deve ter sido desaparecida das cabecas dos que o confiavam.

Mas qual e’ o problema dos governantes Africanos? Injustica e’ e sempre injustica mesmo que seja praticada pelo irmao , irma, pai ou meso a mae. Os presidentes Africanos deveriam agir contra o irmao deles “ Mugabe para que ele possa mudar de ideias e atitudes. As consequencias sofridas pelo o povo Zimbabweanos tambem serao sentidas pelo o povo Mocambicano, Zambiano, tanzaniano e finalmente em todo mundo.

Dai o problema do Mugabe no Zimbabwe nao e’ de brincadeira de manaira que um os Presidentes dos paises vazinhos possam a passar a vida a ignorar.

Espero que os futuros dirigentes Africanos nao sejam assim.

Paz

Voz de Nampula

2 comments:

Carlos Serra said...

A coragem nem sempre é fácil...Abraço.

J Francisco Saraiva de Sousa said...

Boa Noite

Concordo consigo... Os políticos africanos devem mudar de postura e pensar realmente nas suas populações e necessidades.
abraço