Thursday, April 28, 2011
Greve para produção na mina de Moma em Nampula
Uma greve geral está a paralisar a produção na exploração de areias pesadas em Moma, no norte de Moçambique, anunciou ontem (quarta-feira) a concessionária, a empresa irlandesa Kenmare Resources.
Segundo esta empresa, a greve interrompeu as negociações sobre actualização salarial, que se realizaram entre a administração e representantes dos 600 trabalhadores e que foram mediadas por elementos do governo de Maputo.
Mas, segundo a imprensa moçambicana, os trabalhadores terão rompido um esboço de acordo e entrado em greve na terça-feira, tendo apresentado um caderno reivindicativo de oito pontos, entre os quais, o direito a férias anuais e o pagamento de horas extraordinárias.
A mina foi inaugurada em 2007 mas desde o início que tem sido palco de conflitos, com os trabalhadores a exigirem melhores condições laborais.
A exploração de Moma, um investimento de cerca de 306 milhões de euros, é a principal operação da Kenmare Resources que ali extrai rutila, zircão e iluminite, minerais essenciais nas indústrias naval, aeronáutica e de tintas.
Fonte: Kenmare
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment