Tuesday, March 8, 2011
EUA reitera apoio ao desenvolvimento de Moçambique
OS ESTADOS UNIDOS da América não prevêem quaisquer mudanças nos programas de apoio ao desenvolvimento que estão a realizar com vários países do mundo, incluindo Moçambique. Maputo, Terça-Feira, 8 de Março de 2011:: Notícias
A posição foi manifestada ontem, em Maputo, pela Sub-Secretária norte-americana do Estado Adjunta para os Assuntos Africanos, Susan Page, à saída da audiência que lhe fora concedida ontem pelo Chefe de Estado , Armando Guebuza.
Falando a Jornalistas momentos após o encontro, Page disse que reiterou junto do estadista nacional a vontade do Governo do seu país, em prosseguir com os programas conjuntos de desenvolvimento que estão a ser realizado a nível nacional, apesar da crise económica e financeira que abala o seu país, em particular, e o mundo, em geral.
“Temos um programa robusto de apoio aos países em desenvolvimento, incluindo Moçambique, particularmente nas áreas do HIV/SIDA e do Millenium Challanger Corporation. Não prevemos quaisquer mudanças nestes programas e vamos ver qual o comportamento da situação financeira dos Estados Unidos. Vamos ver também como trabalhar com Moçambique e outros países neste contexto”, afirmou a governante norte-americana.
Instada a pronunciar-se sobre a onde de manifestações contra alguns governos a nível internacional, com destaque para o norte de África, Susan Page referiu que a posição dos EUA é sobejamente conhecida. “Os Estados Unidos foram sempre firme neste aspecto. Temos estado sempre a convidar a população a manifestar-se de forma pacífica. É importante para todos os países, para todas nações que os Governos tenham presente que as pessoas têm o direito de expressão e de se reunirem e protestarem de forma pacífica”, sublinhou.
Ainda ontem, o Presidente da República recebeu, também em audiência, a Infanta Cristina Borbon, filha do Rei de Espanha e Presidente de duas fundações daquele país que prestam apoio ao sector da saúde em Moçambique.
Segundo o Embaixador daquele país ibérico em Maputo, Eduardo Lopez Busquete, o encontro entre as duas personalidades serviu para reiterar os laços de amizade entre os dois países e povos e para passar em revista o trabalho conjunto que está a ter lugar.
De acordo com o diplomata, Espanha contribui com pouco mais de 50 milhões de Euros, anualmente para o Orçamento do Estado em Moçambique, 18 milhões dos quais direccionados para a área da Saúde.
Desse montante, conta-se a participação do Estado Espanhol, assim como de instituições privadas do seu país. “Neste contexto, as fundações dirigidas pela Infanta Cistina Borbon, contribuem com pouco mais de três milhões de euros só para o sector da Saúde”, deu a conhecer o diplomata espanhol.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment